Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Diálogos na Contemporaneidade chega à sétima edição na Univates, submissões de trabalhos estão abertas

Postado as 30/06/2021 10:35:49

Por Lucas George Wendt

Divulgação/Univates

O Simpósio Internacional Diálogos na Contemporaneidade é um evento que ocorre a cada dois anos, promovido pela área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA) da Universidade do Vale do Taquari - Univates. 

Embora proposto pelo CHSA, o simpósio propõe como desafio repensar a realidade contemporânea nas suas interlocuções com diversas áreas do conhecimento. Nesta edição o evento será realizado de forma virtual de 18 a 20 de outubro. Em 2021, o Diálogos terá como tema para guiar as discussões a (re)descoberta do mundo e a busca do comum. 

A submissão de trabalhos acontece até o dia 31 de julho de 2021. Na sétima edição do evento, novidades também se relacionam com as modalidades de submissão à disposição dos interessados. Além dos trabalhos acadêmicos, em 2021 há a possibilidade de compartilhamento de relatos de experiências por qualquer pessoa que desenvolva algum trabalho ou projeto social contemplando as temáticas dos grupos de trabalho do evento. 

A professora doutora Luciana Turatti é a coordenadora desta edição. Ela explica que o evento tem sua gênese na busca pela ideia da comunidade, daquilo que é comum às pessoas e que as une e do estabelecimento de um horizonte comum à humanidade. “Partimos de uma crônica de Clarice Lispector - cujo rosto está eternizado na entrada da nossa universidade - chamada A descoberta do mundo e nos propusemos a construir com base neste texto aquilo que o evento espera promover em termos de debate”, revela. 

A professora relaciona a busca do comum também com a pandemia de Covid-19 - um dos maiores acontecimentos da história da humanidade. “As ideias de comunidade que se aliam à proposta de configuração do comum fazem ainda mais sentido em um contexto no qual o Estado demonstra não conseguir mais atender a todas as demandas, exigindo desta forma meios de organização social capazes de dar consecução aos objetivos comuns”, defendem os integrantes da comissão organizadora

O tema proposto para a sétima edição do Diálogos na Contemporaneidade também tem forte relação com o perfil da Instituição, que é uma Universidade Comunitária. Esta condição faz com que a Univates tenha em seus horizontes a preocupação com o seu entorno e também com as demandas sociais da comunidade.

Divulgação/Univates

Normas de submissão de comunicações

Para saber mais e realizar sua submissão, clique aqui.  

As sessões de resumo científico serão constituídas por relatos breves de investigações científicas. Os trabalhos submetidos nesta modalidade poderão ser propostos por professores, acadêmicos e pesquisadores que têm se dedicado ao tema do Grupo de Trabalho escolhido. A duração da apresentação oral, durante a realização do evento, será de até 15 minutos por trabalho, mais cinco minutos para debate.

As sessões de relato de experiência serão compostas por compartilhamentos de experiências desenvolvidas por um autor, uma equipe, uma entidade ou uma organização, que possam contribuir para sua área de atuação. De natureza essencialmente prática, experimental e vivencial, os relatos não devem ser resultados de pesquisa, mas ter como objetivo socializar atividades, exitosas ou não, que contribuam com a discussão, a troca e a proposição de ideias para pensar sobre a comunidade. O relato de experiência também deverá convergir com a temática do Grupo de Trabalho escolhido. A duração da apresentação oral será de até 15 minutos por trabalho, mais cinco minutos para debate.

Para mais informações, o setor de Cultura e Eventos da Univates está à disposição por meio dos e-mails dialogos@univates.br e eventos@univates.br ou do telefone (51) 3714-7000, ramal 5943.