Elise Bozzetto

Univates, Prefeitura Municipal de Lajeado e Sesc Lajeado lançam o 2º Concurso Arte na Cidade - Intervenção Artística em Espaços Urbanos

Postado as 05/07/2021 11:55:16

Por Nicole Morás

Para celebrar os 130 anos de Lajeado e pensar o futuro da cidade, a Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio do Núcleo de Cultura e do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (SEMEIA EMAU), em parceria com a Prefeitura Municipal de Lajeado e o Sesc Lajeado, lança o edital do 2º Concurso Arte na Cidade - Intervenção Artística em Espaços Urbanos. A atividade busca transformar os espaços urbanos por meio da arte, considerando a história do município e sua trajetória até os dias de hoje, em que Lajeado desponta como um polo regional e centro inovador. Nessa perspectiva, o 2º Arte na Cidade também integra a programação do CRIE Smart Cities.

O concurso tem como tema “Celebrando os 130 anos de Lajeado” e prevê a intervenção em cinco espaços que abrangem os diferentes setores da cidade. Além das áreas definidas no edital do concurso, os artistas ainda devem fazer outras duas intervenções nos bairros em parceria com a comunidade e em locais definidos por ela. Serão selecionadas as cinco melhores propostas, uma para cada setor, que receberão o prêmio de R$ 10 mil cada uma.

As inscrições podem ser realizadas até 15 de agosto em https://www.univates.br/criesmartcities/artenacidade/. Dúvidas sobre o concurso e o edital podem ser encaminhadas para o e-mail emau@univates.br.

O Arte na Cidade

A primeira edição do concurso Arte na Cidade ocorreu em 2019, quando foi firmada a parceria entre a Univates, a Prefeitura Municipal de Lajeado e o Sesc Lajeado. O Arte na Cidade é um concurso artístico-cultural, aberto à comunidade em geral, que busca valorizar os espaços urbanos de Lajeado por meio de pinturas-murais. Em 2019 realizou pinturas nas bases de dois viadutos, locais de grande circulação e visibilidade da cidade.

Sobre o CRIE Smart Cities

O CRIE Smart Cities é um evento promovido pela Univates que objetiva colocar a comunidade acadêmica no protagonismo do ecossistema colaborativo com um espaço para dialogar sobre inventividade, coparticipação, arte, diversidade, inclusão e inovação. A programação ocorre de 23 a 27 de agosto.