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Seminário Institucional da Univates inicia com discussão sobre o futuro do Ensino Superior

Postado as 14/07/2021 14:29:09

Por Lucas George Wendt

A Universidade do Vale do Taquari - Univates está realizando nesta semana mais uma edição do Seminário Institucional. O evento acontece nos dias 14 e 15 de julho e tem como objetivo ser um espaço de reflexão sobre o fazer pedagógico e as diretrizes estratégicas da Instituição. 

O encontro de hoje contou com um grupo de docentes e gestores técnico-administrativos da Univates e da Fundação Univates participando presencialmente e a maior parte dos docentes acompanhando a atividade virtualmente.

Na abertura, os pronunciamentos de boas-vindas foram feitos pela reitora, professora Evania Schneider, e pela pró-reitora de Ensino e vice-reitora, professora Fernanda Storck Pinheiro.  

Lucas George Wendt

Lucas George Wendt

Lucas George Wendt

Lucas George Wendt

Lucas George Wendt

Na palestra de abertura do Seminário, que aconteceu logo após os pronunciamentos, o convidado Ihanmarck Damasceno dos Santos, professor da Universidade Tiradentes, trouxe dados das duas últimas décadas. “O futuro é tema de relevância para o pensar estratégico de uma organização”, afirmou, fazendo um retrospecto histórico para embasar seus argumentos. O palestrante dedicou parte de sua apresentação para discutir dados do sistema do Ensino Superior para o Rio Grande do Sul e para o Brasil. 

Ihanmarck Damasceno dos Santos

O resgate histórico das dinâmicas do Ensino Superior nos últimos 20 anos serve como fundamento para a compreensão do cenário que se coloca para as Instituições de Ensino Superior (IES) atualmente. “Elevamos o nível de complexidade formativa aos estudantes do Ensino Superior”, explicou o palestrante. 

Em ciclos de cinco anos, o contexto da educação superior no Brasil foi mudando, indicou Damasceno. Durante a pandemia, cerca de 1,3 bilhão de estudantes estiveram fora das salas de aula no mundo todo, em todos os níveis. “Quais caminhos tomar no pós-pandemia? O ensino híbrido é a resposta?”, questionou ele. “Em 2004 surgiram os primeiros movimentos em torno da educação superior a distância no Brasil, então o fato não é tão novo assim quanto costumamos supor”, apontou o palestrante. 

“Existe um caminhar induzido pelas autoridades educacionais em direção à maior inserção da educação fora da sala de aula, como, por exemplo, diretrizes para maior aproximação entre o ensino e a extensão por meio da curricularização”. 

Damasceno declarou que uma nova sistematização curricular é uma realidade que vai estar posta às instituições, perpassando a valorização dos professores enquanto orientadores e o maior protagonismo e autonomia dos estudantes. “Arquiteturas novas serão necessárias. Fora do Brasil já é uma realidade a mudança dos espaços de aprendizagem, que veio para ficar”. 

Daniel Faccini Castanho

 


Daniel Faccini Castanho, cofundador e atual presidente do Conselho de Administração da  Ânima Educação, que falou aos presentes na sequência, iniciou sua palestra fazendo uma analogia entre a Educação Básica e o Ensino Superior. Para o profissional, é urgente que se pense em novos modelos de educação que sejam respostas aos contextos contemporâneos. “Estamos vivendo o maior momento de transformação da educação da história”, revelou. 

Castanho defendeu que, independentemente do formato, é necessário melhorar a qualidade da presença e das relações humanas, com mais respeito às individualidades e mais personalização da educação, tendo a tecnologia e a curadoria como aliadas. “A educação a distância como estamos vivendo não vai continuar, pois estamos digitalizando o antigo, ao contrário de criar o digital”, argumentou. 

Para Castanho, a relação de oposição entre os conceitos de presencial e a distância deve ser invertida, com os atores envolvidos nos processos de ensino e de aprendizagem passando a considerar os momentos síncronos e os assíncronos como o que realmente importa no ensino. Ele defendeu que a presença física e a presença virtual já não são mais tão importantes quanto a possibilidade de oferecer serviços de educação ao vivo ou por streaming, nos quais o acesso é sob demanda do interessado. 

A programação do Seminário Institucional segue durante a tarde da quarta-feira e ao longo da quinta-feira, com atividades voltadas aos grupos de docentes e técnico-administrativos que estão realizando as atividades.