Educação a distância como alternativa para realizar sonhos

Postado as 16/07/2021 14:15:17

Por Redação Univates

O estudante do curso de Gestão da Tecnologia da Informação EAD da Universidade do Vale do Taquari - Univates Stéfano Pletsch, de Teutônia, foi diagnosticado, aos três meses de idade, com distrofia muscular, uma doença degenerativa da musculatura que leva à perda progressiva da força e da função muscular.

Apesar de todas as dificuldades, desde pequeno Stéfano foi muito incentivado pelos pais a estudar. Durante o Ensino Fundamental e Médio o pai o levava e o buscava na escola e a mãe deslocava-se diariamente nos intervalos das aulas para administrar a dieta.

Formado no Ensino Médio e afastado dos estudos, Stéfano relata que teve a vontade de seguir estudando. No início de 2021 ele se matriculou no curso de Gestão da Tecnologia da Informação, na modalidade de Educação a Distância (EAD). Para suas atividades, o estudante tem o suporte da equipe do polo da Univates em Teutônia e no campus-sede, em Lajeado. Por meio do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), ele recebe apoio psicopedagógico, monitoria e materiais adaptados pelos professores, de forma que a EAD se configure como inclusiva.

Para realizar atividades previstas nos componentes curriculares, como a criação de vídeos, as conversas de vídeo com tutores ou professores e outras tarefas que ele não consegue executar em razão de suas limitações físicas, Stéfano conta com o auxílio incansável da mãe.

Divulgação

Univates - O que você pensa sobre a modalidade de educação a distância da Univates?

Stéfano - No início foi bem difícil, até acostumar. No começo surgiram muitas dúvidas sobre a metodologia, o conteúdo, as atividades e as aulas por videoconferência, mas as idas ao Polo Teutônia para tirar as dúvidas, o auxílio dos professores e tutores e o suporte da psicopedagoga estão sendo fundamentais para prosseguir os estudos.

Univates - O que você destacaria na Univates EAD?

Stéfano - Estou satisfeito por poder estudar na melhor Universidade privada com a melhor

graduação do País. Tenho qualidade no ensino, estudo na hora que é melhor para

mim sem que eu tenha que me deslocar até a Univates, em busca de mais um

sonho: minha graduação.

Univates - Você indicaria a EAD para alguém?

Stéfano - Sim, indicaria. Pela qualidade do ensino, o suporte ao aluno e a estrutura da Univates.

Conforme Tânia Schardong, gestora do polo Univates EAD de Teutônia, histórias como a do Stéfano permitem a reflexão sobre a vida e os objetivos e até que ponto estamos verdadeiramente comprometidos com os nossos sonhos. “Ele é exemplo de superação e perseverança e para nós é motivo de alegria e orgulho tê-lo como aluno do Polo Teutônia”, finaliza.