Bacia Hidrográfica do Harmonia receberá estudo de sustentabilidade

Postado as 04/08/2021 14:10:07

Por Redação Univates, com informações da Assessoria da CIC-VT

Divulgação/CIC-VT

Entidades como Certel, Universidade do Vale do Taquari - Univates e Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas estão iniciando um estudo para desenvolver um projeto de sustentabilidade para a Microbacia Hidrográfica do Arroio Harmonia. Em reunião virtual realizada em 21 de julho, o grupo debateu sobre as possibilidades de pesquisas que serão desenvolvidas para esse fim.

O propósito do estudo é promover a sustentabilidade dessa microbacia, pertencente à Bacia Taquari-Antas. Ela abrange um território de aproximadamente 17 quilômetros quadrados, desde as imediações da Lagoa da Harmonia, em Linha Harmonia, Teutônia, até a primeira ponte na estrada da Várzea, sobre o arroio Harmonia, entre os bairros Teutônia e Languiru.

As três entidades pretendem ampliar o conhecimento das comunidades sobre a situação hidrográfica da microbacia, estimulando também a conscientização, principalmente dos jovens, sobre a importância do cuidado com os recursos hídricos e o meio ambiente como um todo. A temática está sendo abordada desde o início deste semestre na disciplina Sustentabilidade e Desenvolvimento, ministrada pelo professor doutor André Jasper, contemplando diversos cursos da Univates.

Segundo o diretor de geração e comercialização de energia da Certel, Julio Cesar Salecker, que também é vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas e presidente do Fórum Gaúcho de Comitês de Bacias, é muito importante promover a discussão sobre as condições hídricas. “A Microbacia do Harmonia tem a sua importância, tendo em vista o histórico da Lagoa da Harmonia e do próprio arroio Harmonia, que acaba desembocando no arroio Schmidt e, em sequência, no arroio Boa Vista, que, por fim, deságua no rio Taquari. Conscientizar a sociedade sobre como é possível preservar os recursos hídricos é de suma importância”, avalia.