Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Congresso internacional e seminários reunirão docentes, pesquisadores, bolsistas e estudantes da área do Ensino na Univates em novembro

Postado as 16/09/2021 09:52:31

Por Lucas George Wendt

Nos dias 24, 25 e 26 de novembro de 2021, a Universidade do Vale do Taquari - Univates realizará o IV Congresso Internacional de Ensino e Aprendizagens, VIII Seminário Institucional do Pibid/Univates e II Seminário do Residência Pedagógica/Univates, evento que tem como temática “Docência e Ciência: (re)valorização do conhecimento”. 

As submissões de trabalho estão abertas até o dia 30 de setembro. Os valores e as orientações para envio dos trabalhos podem ser conferidos aqui. Para os ouvintes, o evento é gratuito e as inscrições abrirão em 25 de outubro. O evento acontece de forma online. 

O evento tem como objetivo refletir sobre questões relacionadas à formação docente nas diferentes áreas do conhecimento, além de promover intercâmbio e divulgar as investigações e produções científicas relacionadas a experiências educacionais. Também visa a proporcionar um espaço de discussão de trabalhos oriundos dos diferentes níveis de ensino, promovendo a interlocução de pesquisadores, alunos de graduação, pós-graduação e de professores da escola básica. 

Divulgação

A coordenadora geral do evento, professora Cristiane Antonia Hauschild Johann, explica que as atividades ofertadas ao longo do evento, além de congregarem estudantes, professores e pesquisadores de diferentes regiões e países, possibilitam o desenvolvimento profissional docente dos participantes, considerando as discussões e socializações em torno dos processos de ensino e de aprendizagem e as articulações entre os diferentes sujeitos, a escola e a universidade. 

Cristiane destaca que “as atividades propostas também contribuem para a melhoria da qualidade educacional, bem como para a produção científica, por meio da apresentação de pesquisas e relatos de experiência, publicação de anais com os resumos submetidos e aprovados, e um e-book com artigos completos, selecionados. Ao mesmo tempo, contemplam articulações entre escolas, cursos de licenciatura, programas de pós-graduação e programas Pibid e Residência Pedagógica”. 

O escopo do evento é amplo. “Fomentar a discussão sobre a ‘Docência e Ciência: (re)valorização do conhecimento’ é muito potente e pertinente, considerando a importância da valorização e da revalorização do conhecimento para o pensar e o fazer na docência, o que impacta na qualidade educacional e no desenvolvimento humano, social, científico e tecnológico da sociedade”, observa Cristiane. 

A realização é dos Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino), Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE), Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD), Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid/Univates, Programa de Residência Pedagógica/Univates e cursos de Licenciatura. 

Logo ods