Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Lucas George Wendt

Estudantes brasileiros e colombianos têm aula ao vivo compartilhada entre a Univates e a CUN, da Colômbia

Postado as 24/09/2021 14:50:19

Por Lucas George Wendt

Na noite da última quinta-feira, 23, uma experiência inovadora no ensino na Instituição foi realizada entre a Universidade do Vale do Taquari - Univates e a Corporación Unificada Nacional para Educación Superior (CUN), da Colômbia. Estudantes de ambas as universidades participaram de uma aula ao vivo realizada em simultâneo na Univates, em Lajeado, e na CUN, na Colômbia. A Corporación é uma das oito Instituições de Ensino Superior parceiras da Univates no país. 

A iniciativa foi realizada pelos professores Luis Antônio Schneiders e Mouriac Halen Diemer e, na Univates, abrangeu os estudantes matriculados no componente curricular Programação Orientada a Objetos, dos cursos de Tecnologia da Informação (TI). Cerca de 30 graduandos da Univates tiveram a experiência, que foi possível pois estudantes colombianos e brasileiros estão trabalhando o mesmo conteúdo. Aulas compartilhadas entre instituições de diferentes países possibilitam que a interação possa ser ampliada entre os professores e alunos da Univates e da CUN. 

Divulgação

O professor Mouriac Diemer explica que, após experiências exitosas realizadas ao longo da pandemia, é possível pensar em usar as tecnologias disponíveis para promover novas formas de comunicação e conexão das salas de aula - com outras salas de aula no Brasil e mesmo no exterior. “Aprendemos que podemos estar perto mesmo estando fisicamente afastados, e isso está abrindo portas para novas possibilidades, como a aproximação com outras universidades, enriquecendo o aprendizado de nossos alunos”. 

Nicole Morás

Viviane Bischoff

Aulas espelho 

Para a gerente administrativa do Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Univates, professora Viviane Bischoff, a iniciativa conhecida como aulas espelho se fundamenta na necessidade de inserir a internacionalização no cotidiano institucional. “Temos procurado sim desenvolver cada vez mais atividades internacionais para qualificar o ensino, para proporcionar aos nossos estudantes vivências interculturais, benchmark com outras universidades”, detalha. “Acreditamos que as iniciativas que promovem a exposição dos estudantes em contextos distintos somam na sua formação acadêmica, seja no nível técnico ou pessoal”, explica Viviane. 

Saiba mais sobre a CUN 

A sede da CUN é em Bogotá, capital da Colômbia, mas a Universidade tem campi em diferentes pontos do país. A CUN possui as escolas de Ciências: Administrativas, de Negócios, de Comunicações e de Belas Artes, de Engenharia e Sócio-humanística, com ensino presencial, virtual e a distância. 

Logo ods