Univates divulga Relatório Social de 2020

Postado as 27/09/2021 09:54:22

Por Nicole Morás

A Universidade do Vale do Taquari - Univates publicou, nesta segunda-feira, 27, o Relatório Social de 2020, que reúne informações sobre as ações institucionais realizadas no último ano. Em formato on-line e responsivo, a publicação objetiva dar transparência às ações desenvolvidas pela Universidade, em prol não apenas da comunidade acadêmica, mas também da sociedade, e garante o compromisso da Univates enquanto instituição comunitária e sem fins lucrativos.

O documento apresenta o perfil institucional e as ações de responsabilidade social, assim como alguns projetos, eventos, benefícios e ações sociais dirigidos aos alunos, funcionários, comunidade e demais públicos envolvidos com a Instituição. Por exemplo, há anos atuando em diversas frentes na busca do respeito às diferenças e da igualdade de gênero, em 2020 a Instituição aderiu ao movimento HeForShe (ElesPorElas).

Na área ambiental, a Univates foi classificada como a 14a instituição de ensino superior mais sustentável do Brasil, de um total de 38 universidades brasileiras que participaram do questionário de 2020 do UI GreenMetric World University Ranking, e a 2a mais sustentável do Rio Grande do Sul.

Entre os principais resultados da Universidade do Vale do Taquari está o bom desempenho dos cursos de graduação da área da saúde no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019. Três cursos da Univates foram considerados, entre as universidades avaliadas, como os melhores do Brasil: Educação Física (bacharelado), Farmácia e Nutrição. O curso de Odontologia da Instituição recebeu nota máxima (5) em avaliação do Ministério da Educação (MEC) após visita in loco realizada em dezembro de 2019. Ao completar 5 anos, o curso diplomou sua primeira turma. Além disso, a Univates graduou as primeiras turmas de cursos a distância da área de gestão. O curso de Ciências Contábeis da Instituição completou 50 anos. O ano de 2020 também marcou o lançamento do Aula+, uma nova proposta pedagógica para os cursos de graduação presenciais que permite ao estudante inovar e ter mais experiências e conhecimento.

Na área da pós-graduação, o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) iniciou as atividades do doutorado. Também foram iniciadas as atividades do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM).

O ano de 2020  marcou o início oficial das atividades do Saúde Univates, que contempla uma gama de serviços na área da saúde. Dentre eles, destaca-se o Laboratório de Análises Clínicas, que foi reinaugurado e aberto também para atendimento à comunidade. Esse laboratório foi pioneiro na realização de testes de covid, graças a sua equipe – capacitada para operar equipamentos de alta tecnologia. Foram quase 25 mil testes realizados entre março e dezembro de 2020.

O Relatório Social é uma publicação do setor de Planejamento da Univates e pode ser conferido em www.univates.br/relatoriosocial/. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5306, ou pelo e-mail planejamento@univates.br.

Logo ods