Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

PPGECE realiza primeira banca de qualificação do doutorado profissional

Postado as 05/10/2021 14:06:31

Por Nicole Morás

Aprovado em julho de 2019 e em atividade desde janeiro de 2020, o doutorado profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da Universidade do Vale do Taquari - Univates realizou sua primeira banca de qualificação na última quinta-feira, 30 de setembro. Na ocasião foi avaliado o projeto de pesquisa “Ensino da(o) eletricidade/eletromagnetismo por meio de atividades experimentais e computacionais em uma escola-família de agroextrativistas no interior do Amapá” do discente Rosivaldo Carvalho Gama Júnior, realizado sob orientação do professor doutor Marco Antônio Moreira.

 

A banca foi composta pelo coordenador e professor do PPGECE da Univates, Ítalo Neide; pela doutora Silvana Perez, da Universidade Federal do Pará (UFPA); e pelo doutor Francisco Augusto Silva Nobre, da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Para Rosivaldo, a qualificação foi um momento histórico por ser a primeira banca de qualificação do doutorado do PPGECE. “Gostaria de mencionar que estou muito feliz com a qualificação, pois alguém precisava começar a trilhar esse caminho. O projeto da tese e do produto educacional é uma continuação dos estudos desenvolvidos no mestrado que versam sobre atividades experimentais e computacionais no ensino de Física. A qualificação contribuiu para eu refletir e ter novas ideias diante das intervenções com meus alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola-Família Agroextrativista do Carvão (EFAC), na qual eu sou professor voluntário. Ao final da pesquisa, espero poder compartilhar uma boa tese e um bom produto educacional”, explica, acrescentando que seu sentimento é de gratidão a Deus, à sua família, ao seu orientador, professor Moreira, à EFAC que o acolheu com muito carinho, à Univates, à Universidade do Estado do Amapá e ao apoio dos amigos. 

Segundo o coordenador do PPGECE, este foi um marco significativo, tanto para o programa quanto para a área do ensino.

“O PPGECE faz parte do primeiro conjunto de Programas Profissionais na área do ensino que aprovaram o curso de doutorado. Portanto, foi depositada em nós uma responsabilidade que implica na construção de uma identidade em nível nacional do que é um doutorado profissional na área do ensino. A primeira turma ingressou em janeiro de 2020, com 70% dos alunos sendo egressos do programa, e esta foi a primeira banca de qualificação que ocorreu. Seguimos consolidando a excelência que temos e contribuindo para os processos de ensino e de aprendizagem em todos os níveis de ensino no Brasil
Coordenador do PPGECE, prof. Ítalo Neide

A pesquisa

Conforme Rosivaldo, o projeto da tese foi pensado a partir das dificuldades apresentadas por alunos do 3º ano do Ensino Médio da EFAC na aprendizagem de conteúdos do  eletromagnetismo. “O objetivo é investigar como o uso de atividades experimentais e computacionais pode favorecer a aprendizagem significativa de conteúdos físicos para alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola-família agroextrativista no interior do Amapá”, explica o discente. Com o estudo, espera-se que o pesquisador possa fazer contribuições para uma visão mais ampliada e sólida sobre atividades experimentais e atividades computacionais; que os resultados possam contribuir para melhoria na prática docente de professores; que o material instrucional potencialmente seja significativo para os alunos; que os alunos tenham compreensão ampliada dos conceitos e aplicações sobre o eletromagnetismo.

Por ser um doutorado profissional, paralelamente à tese será desenvolvido um produto educacional que compreende material didático com aplicação em situações reais de sala de aula e/ou outros ambientes de ensino, por meio de atividades experimentais e atividades computacionais, considerando os conhecimentos prévios e as indagações dos alunos. Após a defesa da tese, esse material ficará disponível no site do PPGECE para que outros professores possam utilizá-lo. 

Inscrições abertas

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas está com inscrições abertas, sendo oferecidas 10 vagas para o mestrado e 13 vagas para o doutorado. O programa forma profissionais multidisciplinares e que buscam inovar as práticas pedagógicas por meio de tecnologias e novos olhares sobre a educação, ampliando os espaços de investigação e de produção de conhecimentos na área do ensino de Ciências Exatas. As inscrições podem ser realizadas até o dia 8 de outubro, conforme o edital retificado. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgece@univates.br.