Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Cursos da área da TI da Univates realizam palestra sobre arquitetura de software

Postado as 06/10/2021 15:16:23

Por Redação Univates

Os cursos da área da Tecnologia da Informação da Universidade do Vale do Taquari - Univates realizarão, nesta quinta-feira, a partir das 19h às 22h30min, uma palestra sobre arquitetura de software. A palestra será ministrada pelo arquiteto de software Pablo Dall’Oglio, que tem mais de 20 anos de experiência desenvolvendo soluções para todo o Brasil. Saiba mais sobre o evento clicando aqui. 

Conforme o coordenador da atividade, professor Fabrício Pretto, "as demandas digitais foram impulsionadas pela pandemia e com isso, o mercado de software está cada vez mais aquecido. Desde sistemas mais simples a grandes soluções, o correto projeto de um sistema tende a determinar seu comportamento em situações variadas, tais como: acessos 24h, grande número de usuários simultâneos e claro, novas implementações”, destaca ele. 

Ou seja, além de realizar as funções para quais inicialmente foi projetado, um sistema de software deve ser pensado para receber manutenções corretivas e novas implementações. “A arquitetura do software é responsável por definir como as partes internas irão se comportar, permitindo que a manutenção e expansão ocorram de forma ordenada”, explica o docente. 

Estão ligados à área de arquitetura de software, conceitos como o de Design Patterns, de Domain Driven Design, e o de Divisão em Camadas e Serviços. “É importante falar sobre o assunto e assim, estimular a busca por esse conhecimento para  criar a cultura de construir aplicações bem arquitetadas, flexíveis e facilmente expansíveis”, complementa o professor. 

A atividade é promovida pelos cursos presenciais e a distância de Engenharia de Software, Engenharia da Computação, Análise de Sistemas e Gestão da Informação.

Divulgação

Logo ods