Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Docente da Univates lança livro na programação do Intercom

Postado as 08/10/2021 14:56:44

Por Lucas George Wendt

A docente Jane Márcia Mazzarino, do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) e dos cursos de Comunicação Social e Medicina da Universidade do Vale do Taquari - Univates, lançou o livro Ecosofia NAT: design para comunicação ambiental no Publicom – XVI Encontro com Autores/Editores de Publicações Recentes sobre Comunicação, evento componente do 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom. Para conferir o material, clique aqui

O evento aconteceu entre os dias 4 a 9 de outubro de 2021, virtualmente, na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). A docente, ao longo do seu trabalho nos últimos anos, desenvolveu a Ecosofia NAT, uma metodologia que configura-se pela aproximação entre a Natureza, a Arte e a Tecnologia (sociais e midiáticas), por meio das quais exploram-se as imagens e o imaginário. 

Na obra “proponho uma metodologia de intervenção em comunicação ambiental que mescle tecnologias de mídia, tecnologias sociais colaborativas, metodologias vivenciais de contato com a natureza e experiências artísticas”, explica Jane. “Trata-se de uma prática inventiva e sensível por meio da tríade natureza, arte e tecnologia, a fim de criarmos experiências em comunicação ecosófica”. 

Os princípios da ecosofia partem da ecologia profunda, um movimento que entende que toda forma de vida tem valor em si mesma. Os acoplamentos entre a Natureza, a Arte e as Tecnologias são criadoras de corpografias que integram o ser ao mundo por meio da criação de uma paisagem biopsicosocioambientalespiritual em si mesmo, que possibilita o ser transbordar para ser com. Nada mais ecosófico e próximo do sentido da palavra comunicação. 

Neste vídeo a docente revela detalhes sobre a obra. 

 

Lucas George Wendt

Jane Mazzarino 

É professora titular do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Univates, professora dos cursos de Comunicação Social e Medicina, na mesma instituição. É doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. Bolsista Produtividade CNPq PQ2. Jane facilita processos de transformação, explorando possibilidades abertas pela comunicação. 

Atua interdisciplinarmente a partir da área de Comunicação, aprofundando-se em temas como comunicação ambiental, educação ambiental, ecologia profunda, ecopsicologia, expressão criativa, movimentos socioambientais, metodologias colaborativas, formação para a sustentabilidade, desenvolvimento humano e, mais recentemente, saúde. 

O Intercom 

O Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação acontece desde 1977 e reúne, tradicionalmente, cerca de 3,5 mil pessoas, entre alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais da área. No evento, são debatidos tópicos de jornalismo, relações públicas, publicidade, rádio, televisão, cinema, produção editorial e de conteúdo para mídias digitais e políticas públicas de Comunicação, entre outros.

 

Logo ods