Estudantes da Univates podem participar do “Desafio de inovação na fábrica de concretos”

Postado as 15/10/2021 09:58:27

Por Gabriela Hautrive

A Universidade do Vale do Taquari - Univates, em parceria com a Cooperativa Certel, está lançando o edital Lab Aula+, denominado de “Desafio de inovação na fábrica de concretos”. O objeto do desafio é a ideação de um novo serviço, processo, produto ou matéria-prima possível de ser implementado utilizando o ferramental e o espaço físico disponível na fábrica de artefatos de concreto da Cooperativa Certel, de forma que contemple áreas multidisciplinares com foco na engenharia e na economia criativa.

Ao organizar o segundo desafio do programa Lab Aula+, tem-se como finalidade servir como base para implementação futura de um novo serviço e/ou produto e/ou processo utilizando a fábrica de artefatos de concreto da Certel como local de produção dessa ideia inovadora.

Podem participar alunos de graduação presencial de qualquer semestre, desde que estejam matriculados no componente curricular “Tópicos Especiais em Engenharia Civil” em 2021B. Ficam impedidos de participar todo e qualquer profissional envolvido na formulação, estruturação e organização do desafio, assim como sócios ou parentes em primeiro grau, em linha direta ou colateral, dos supracitados.

A Cooperativa Certel, como promotora, viabiliza a problematização para os estudos que compõem o “Desafio de inovação na fábrica de concretos”, o qual terá como organizador um grupo da Univates, definido pelos seguintes docentes e representações: Cíntia Agostini, docente da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – CHSA e gestora acadêmica e de pesquisa do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari – Tecnovates; Rebeca Jéssica Schmitz, docente da área de Ciências Exatas e Engenharias – CEE e coordenadora do curso de Engenharia Civil; Rafael Mascolo, docente da área de CEE; e Fernanda Ost, docente da área de CHSA, tendo como apoio o Núcleo de Criatividade e Inovação da Univates.

As três equipes cujas propostas obtiverem as melhores notas receberão premiações, sendo R$ 1 mil em créditos e serviços na Univates e R$ 1.250 em vale-compras da Cooperativa Certel para o primeiro lugar; R$ 600 em créditos e serviços na Univates e R$ 750 em vale-compras da Cooperativa Certel e R$ 400 em créditos e serviços na Univates e R$ 500,00 em vale-compras da Cooperativa Certel para o terceiro lugar.