Antônio Luiz Marini Marchi

Administração municipal de Osório conhece projeto de biodigestor no Vale do Taquari

Postado as 15/10/2021 15:34:41

Por Pietro Marques, do Correio do Imbé, e Redação Univates

Na sexta-feira, 8, o prefeito de Osório, Roger Caputi, acompanhado do secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária, Fernando Campani, e o veterinário do Canil Municipal, Fábio Ferreira, estiveram nos municípios de Estrela e Lajeado conhecendo o projeto de biodigestor e produção de biogás. A administração municipal tem o desejo de implantar um projeto piloto de biodigestor em Osório com o intuito de utilizar os resíduos produzidos pelos animais do canil.

Em Lajeado, a administração municipal visitou a Universidade do Vale do Taquari - Univates e o Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari - Tecnovates, onde conheceu a estrutura do campus, todo o processo de pesquisa e os laboratórios que analisam os produtos possíveis de serem utilizados na produção do biogás. Também na Universidade foi conhecido o projeto de biodigestor que produz e gera gás para utilização em cozinha.

Na empresa Rola Moça, em Estrela, foi conhecido o sistema que reutiliza resíduos do restaurante industrial. O gás gerado através desse processo é utilizado na cozinha para confecção da alimentação dos funcionários.

O prefeito Roger Caputi afirmou que o município busca o conhecimento de novas tecnologias e novas parcerias, com o intuito de implantar novos projetos em Osório. “Trocamos experiências e convidamos os profissionais de Estrela e Lajeado para estarem conosco em Osório e de algum modo construir junto uma parceria. Falamos sobre os resíduos produzidos pelos animais do canil e de que forma poderíamos reutilizar esse material. Uma matéria orgânica que poderíamos através de estudo, de pesquisa, reaproveitar e utilizar o sistema de biodigestor. Temos esse desejo de implantar um projeto piloto com o objetivo de utilizar esse material”, explicou o prefeito.

O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária Fernando Campani frisou a importância do município conhecer projetos que utilizam novas tecnologias que tem o viés da sustentabilidade.

Texto originalmente publicado aqui.

Pietro Marques

Logo ods