Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Proposta do Comung integrará universidades comunitárias e empresas

Postado as 18/10/2021 14:08:16

Por Redação Feevale/Comung/Univates

O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) apresentou na última sexta-feira, 15, em Porto Alegre, uma proposta pioneira e inovadora a representantes públicos e privados. A intenção é fomentar a cooperação científica e tecnológica focada no desenvolvimento e no aprimoramento de produtos, serviços e processos, promovendo a atualização tecnológica, o incremento de competitividade das empresas e a inovação, por meio da sinergia entre as universidades e o setor empresarial. 

Reitores de seis universidades e representantes de cinco federações do Rio Grande do Sul participaram do encontro, que também contou com a presença do senador Luis Carlos Heinze. A reitora da Universidade do Vale do Taquari - Univates, professora Evania Schneider, esteve presente no evento. 

O Comung, que é presidido pelo reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Evaldo Antonio Kuiava, entende que o Estado tem condições de implementar esse programa de inovação pioneiro, promovendo a interação entre as universidades comunitárias e os setores empresariais. 

A proposta do Comung tem como objetivos apoiar e fomentar a inovação por meio da parceria entre universidades comunitárias e empresas gaúchas, promover a cultura da inovação nas organizações, incentivar a transferência de tecnologia, desenvolver novas tecnologias ou nacionalizar tecnologias existentes e aperfeiçoar o marco legal para garantir a sustentabilidade das instituições de ensino. “As nossas universidades, que têm um grande potencial e envolvimento com as suas comunidades, podem ser ainda mais parceiras das empresas, de forma a criar mecanismos que estimulem a transferência de conhecimento e tecnologia”, afirmou o reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, que é o 2º vice-presidente da entidade. 


Portal da inovação 

A proposta do Comung contempla um ecossistema formado por instituições de ensino, órgãos públicos e empresas. A ideia é abranger diversas áreas de atuação, como agricultura e agropecuária, defesa e segurança, indústria criativa, inovação e tecnologias na indústria, materiais avançados, saúde, biotecnologia e indústria de alimentos, tecnologia da informação e comunicação e tecnologia, meio ambiente e energias renováveis. 

 

Entre os potenciais benefícios estão o estímulo ao desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores por meio da interação entre universidade e empresa, o aumento no número de empregos gerados pelas empresas instaladas no Estado, o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa, extensão, inovação, serviços tecnológicos e transferência de tecnologia, o fomento à busca por soluções para problemas e gargalos, a criação de novas empresas e a transferência de conhecimento e disseminação de tecnologias. 

O próximo passo do Comung é a criação de um portal da inovação para a divulgação de oportunidades e promoção da interação entre demandantes e solucionadores. Deverá ser construída uma estrutura regional de apoio e incentivos fiscais aos projetos do programa, com prospecção articulada entre os atores, buscando recursos nos principais órgãos financiadores nacionais e internacionais. Editais também serão lançados para incentivar o desenvolvimento de parcerias entre universidades e empresas, incrementando a pesquisa e a inovação tecnológica. 

A apresentação da proposta contou com as presenças dos reitores Evaldo Antonio Kuiava (UCS), Cleber Prodanov (Universidade Feevale), Paulo Fossatti (Unilasalle), Evania Schneider (Univates) e Irani Rupolo (Universidade Franciscana) e do vice-reitor Fernando Jaime González (Unijuí). Também participaram o senador Luis Carlos Heinze e representantes da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) e Organização das Cooperativas do Rio Grande do Sul (Ocergs). 

Sobre o Comung 

O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas é o maior sistema de educação superior do Rio Grande do Sul. É composto por 14 instituições, abrangendo quase todos os municípios do Estado. Essas universidades concentram cerca de 155 mil estudantes, 896 cursos de graduação, 693 programas de pós-graduação e mais de 1.300 programas comunitários. 

As universidades que integram o Comung contam com cerca de 32 mil postos de trabalho diretos e indiretos e quase quatro mil projetos de pesquisa. No total, são 42 campi, oito parques científicos e tecnológicos, 11 centros de inovação e 13 incubadoras tecnológicas. Em seus espaços estão 610 empresas incubadas. As ICES do Comung são responsáveis por 322 marcas e 271 patentes registradas.