Propostas ganhadoras do 2ª Concurso Arte na Cidade estão sendo realizado em Lajeado

Postado as 21/10/2021 14:20:14

Por Kástenes Casali

Com o tema “Celebrando os 130 anos de Lajeado", os cinco projetos artísticos de intervenção urbana escolhidos por meio do 2ª Concurso Arte na Cidade, começaram a embelezar o município de Lajeado. O projeto é realizado pela Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio do Núcleo de Cultura e do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Semeia EMAU), Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e também tem parceria com o Sesc Lajeado. As intervenções foram iniciadas na semana passada pelo artista Samuel Hergessel, no muro do Presídio Estadual de Lajeado, localizado no bairro Florestal.

Kástenes Casali

As intervenções foram iniciadas na semana passada pelo artista Samuel Hergessel, no muro do Presídio Estadual de Lajeado, localizado no bairro Florestal. Além de Hergessel, Lucas Cristiano Baldissera e Maiara Cristiana Bauer Leonhardt também iniciaram as atividades. Na última segunda-feira,18, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Nova Viena, no bairro Olarias, começaram o projeto “Origens”, que já está finalizado.

Conforme Baldissera, as intervenções artísticas valorizam os espaços urbanos. “Os desenhos humanizam os espaços e mostram que são áreas ocupadas”, afirma. Para ele, explorar os ambientes com mais circulação de crianças, possibilita o contato com o mundo da arte desde cedo.

Para Maiara, a proposta do trabalho é lembrar da identidade do município e assim, não esquecer das “Origens” da cidade. Esse foi o motivo da escolha da frase “troque suas folhas mas não perca suas raízes”, estampada no centro do desenho.

Os outros locais da cidade são: muro da Associação de Moradores do bairro Montanha, Centro Esportivo Municipal Mário Lampert, no bairro São Cristóvão, e o Ginásio SAMB, no bairro Jardim do Cedro.

Vencedores do concurso e os locais que receberão intervenção

Local 1: Muro Presídio Estadual de Lajeado - Florestal
Proposta vencedora: Samuel Hergessel (sem título)

Local 2: Ginásio SAMB - Jardim do Cedro