Representantes de DAs e do DCE participam de seminário sobre liderança acadêmica com a reitora da Univates

Postado as 25/10/2021 10:16:01

Por Nicole Morás

A tarde do último sábado, 23, marcou o começo de uma iniciativa voltada à formação de lideranças estudantis na Universidade do Vale do Taquari - Univates. Representantes dos Diretórios Acadêmicos (DAs) e do Diretório Central de Estudantes (DCE) participaram do seminário “Liderança Acadêmica”, ministrado pela reitora da Universidade, professora Evania Schneider.

A proposta é que a atividade seja expandida para representantes de turma e outros estudantes, com o objetivo de discutir o papel do líder acadêmico na representação dos interesses de todos os estudantes, seja de uma turma, de um curso ou de toda a Universidade.

Reunidos na Sala de Empreendedorismo, os estudantes se apresentaram e compartilharam suas trajetórias na liderança estudantil, suas motivações para atuarem nas representações de curso e os desafios de exercer essa liderança e de envolver outros alunos nas atividades. Em seguida, a reitora Evania falou sobre a sua trajetória.

Nicole Morás

“Fui líder de turma pela primeira vez na 5ª série. Minha maior responsabilidade era deixar a sala organizada para a turma do turno da tarde. Desde então, sempre fui líder de turma e participei do Grêmio Estudantil na escola. Quando cheguei à faculdade para cursar Ciências Contábeis na Univates não havia o DA, como existe hoje, e não consegui conciliar minhas atividades com o DCE. Mas fui presidente da comissão de formatura das minhas duas turmas de graduação e, inclusive, do mestrado. Cada situação foi um grande aprendizado”, relatou Evania.

A reitora acrescentou que acredita que seja necessário desenvolver espaços de liderança acadêmica. “Somos uma universidade comunitária, então é importante que haja espaço para debate, para pessoas e ideias novas. Por isso, o objetivo é fomentar a formação de lideranças estudantis, que, com certeza, é uma experiência de vida e de carreira”, afirmou.

Durante o encontro, foram abordados assuntos relacionados aos estilos e personalidades de lideranças; o papel do líder acadêmico e a representatividade; o trabalho em equipe e as responsabilidades de cada um; e a comunicação interpessoal. Além da atividade de sábado, a reitora Evania tem participado das atividades de algumas turmas dos cursos de graduação e técnicos em que também são abordadas questões relacionadas à liderança acadêmica. Mais encontros deverão ser realizados com outros representantes de DAs e de turmas.

Logo ods