Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates recebe visita de representantes alemães do Consórcio UAS7

Postado as 28/10/2021 14:43:30

Por Lucas George Wendt

Divulgação

 

Na tarde da última terça-feira, 26, uma equipe da Universidade do Vale do Taquari - Univates recebeu um grupo de representantes das universidades integrantes do consórcio German Universities of Applied Sciences (UAS7), da Alemanha, composto por sete instituições das cidades de Berlin, Bremen, Cologne, Hamburg, Munich, Münster e Osnabrück. A visita foi também o primeiro encontro presencial com parceiros estrangeiros na Universidade desde o início da pandemia de covid-19. 

A visita teve o objetivo de aproximar a Univates das instituições parceiras para ampliar as possibilidades de intercâmbios acadêmicos e de projetos de pesquisa. A Univates tem convênio com o UAS7 desde 2013. O Consórcio representa cerca de 92 mil estudantes e conta com 1,2 mil instituições parceiras no mundo. Suas pesquisas são voltadas para as áreas de engenharia automotiva, engenharia aeronáutica, energia renovável, entre outras. Os convênios do UAS7 existentes com o Brasil hoje contemplam cerca de 35 instituições. 

Divulgação

O diretor executivo do UAS7, Claus Lange, a coordenadora do UAS7 na América Latina, Tatiana Rocha, e o vice-presidente para Cooperação, Inovação e Marketing da FH Münster, Carsten Schröder, estiveram presentes no encontro. “Nossa parceria prevê a mobilidade de estudantes e ações de pesquisa entre as universidades”, explica a gestora do Escritório de Relações Internacionais (ERI) Univates, professora Viviane Bischoff. “Os representantes do UAS7 tiveram a intenção de conhecer as áreas de inovação e empreendedorismo da Univates e também apresentar possibilidades de estágio para estudantes da Universidade em empresas alemãs conveniadas com o UAS7”. 

Foram apresentadas as possibilidades atuais para que os alunos do UAS7 venham para a Univates, a estrutura do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) e as pesquisas desenvolvidas pela Universidade. Uma nova reunião virtual será realizada na próxima semana para elaborar um plano de trabalho para 2022. “A ideia é lançar editais, de forma a captar empresas no Vale do Taquari que possam receber estudantes alemães para estágios, além de receber esses estudantes em disciplinas na Univates. Os parceiros do UAS7 irão elencar potenciais empresas alemãs interessadas em receber estudantes daqui”, comenta a gestora. 

As universidades alemãs também têm interesse nas pesquisas realizadas pela Univates em áreas como a das energias renováveis. “Detalhadamente vamos conversar sobre o processo”, revela Viviane. As parceiras do UAS7 são instituições que trabalham com cursos nas áreas de engenharias, gestão e saúde. “Os representantes alemães demonstraram grande interesse na área da enfermagem e a demanda por profissionais. Estamos estudando maneiras de ampliar a cooperação nessa área”, detalha. 

Logo ods