Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Planetário promove, nesta quinta-feira, evento sobre Astronomia

Postado as 10/11/2021 13:41:57

Por Lucas George Wendt

O Planetário da Universidade do Vale do Taquari - Univates promove, nesta quinta-feira, 11, um bate-papo astronômico com o físico e astrônomo Alexandre Cherman, conhecido no Instagram pela página @doctorcherman. 

A atividade será realizada a partir das 19h15min. O evento, que acontece pelo Google Meet no link disponibilizado mediante inscrição, será um bate-papo abordando temas como estrelas, planetas, galáxias e buracos negros, entre outros tópicos da área. Clique aqui para realizar sua inscrição: www.univates.br/sistemas/inscricoes/processo-5148

O evento tem como objetivo fomentar a divulgação científica na área da Astronomia. O Planetário da Univates é vinculado ao projeto de extensão Planetário Univates: divulgação científica e Astronomia ao alcance de todos

Divulgação/Acervo pessoal

Conheça Alexandre 

Alexandre Cherman é astrônomo, físico, cientista de dados, educador, escritor e pai. Trabalhou durante 22 anos no Planetário do Rio, onde foi diretor de 2017 a 2019. É autor de seis livros e de várias tirinhas em quadrinhos. Atualmente é vice-presidente da Associação Brasileira de Planetários e representante latino-americano da International Planetarium Society. Ele é graduado em Astronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1996), mestre em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (1998) e doutor em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (2012). Atualmente é cientista de dados na NudgeRio, unidade de Ciência Comportamental Aplicada da Prefeitura do Rio de Janeiro. 

Conhecimento ao alcance de todos

O Planetário da Univates é móvel e foi adquirido em 2014, por meio de fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na Chamada 46/2013, na categoria Mostras Científicas Itinerantes. Desde então, cerca de 20 mil pessoas foram atendidas por ele na Universidade, em feiras, visitas, itinerâncias em escolas, além de outras atividades envolvendo a comunidade. 

Divulgação/Univates

O principal público atendido é a Educação Básica e a comunidade em geral. São desenvolvidas atividades que abordam temas como fenômenos astronômicos, o Sistema Solar, os astros celestes, os mitos e histórias das constelações, entre outros. O Planetário da Univates é filiado à Associação Brasileira de Planetários (ABP) e, em 2018, foi reconhecido com o Selo de Qualidade de Conteúdo da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). 

O que são planetários? 

São espaços de ensino não formal, nos quais acontecem atividades que promovem a divulgação científica e que buscam aproximar o público da Astronomia, campo científico responsável pelo estudo do espaço e seus fenômenos. Planetários representam o céu terrestre, em geral o noturno, e, com o auxílio de uma lente ou matriz em seu centro, os diferentes objetos celestes são projetados no teto em forma de cúpula numa perspectiva tridimensional.

Logo ods