Ciclo de palestras da Biomedicina da Univates celebra 15 anos do curso

Postado as 18/11/2021 17:39:52

Por Kástenes Casali

Abordando o tema perícia criminal, a Universidade do Vale do Taquari - Univates realizou na noite da última quarta-feira, 17, a última atividade do 4º ciclo de palestras do curso de Biomedicina. O evento, que teve início às 19h30min no Teatro Univates, pôde ser acompanhado também na plataforma Ao Vivo da Univates. A palestra marcou a celebração dos 15 anos do curso de Biomedicina da Universidade e o lançamento da VIII Jornada Acadêmica e Mostra de Ensino. Na abertura da atividade, a reitora da Univates, professora Evania Schneider, cumprimentou todos os discentes e docentes do curso.

Kástenes Casali

Evania apresentou os resultados do curso nas avaliações mais recentes e mencionou que no ano passado o curso de Biomedicina da Instituição foi considerado o segundo melhor curso do Estado do Rio Grande do Sul (RS) no conceito graduação, conforme o Ministério da Educação (MEC).

A coordenadora do curso de Biomedicina, professora Gabriela Kniphoff da Silva Lawisch, parabenizou o curso por seus 15 anos. Ela elogiou os resultados do curso nas avaliações do MEC e apresentou todos os professores de Biomedicina da Univates.

O evento da última quarta-feira faz parte dos ciclos de palestras realizado no último ano. Para Gabriela, o ciclo de palestras de 2021 aproxima os estudantes e as áreas de interesse em diferentes campos de habilitação da Biomedicina. “Os estudantes têm troca de conhecimentos com profissionais que atuam no mercado de trabalho ou na pesquisa acadêmica”, afirmou.

Kástenes Casali

Segundo a docente, nos últimos anos os biomédicos ampliaram as possibilidades de atuação. “Durante os 15 anos do curso tivemos a oportunidade de ver a profissão de biomédico se estabelecer na região, conquistando seu local no mercado de trabalho e fazendo a diferença nos locais de atuação”, reiterou.

Uma das áreas de atuação do biomédico é a perícia criminal. A coordenadora Gabriela afirmou que a área de perícia criminal atrai o interesse de muitos, pois é uma profissão essencial na resolução de crimes. “A coleta e a análise de amostras, biológicas ou não, ajudam a concluir os casos”.

Durante o evento, a biomédica Nadine Glesse proferiu a palestra “Perícia Criminal: da faculdade de Biomedicina ao local de crime”. Nadine é biomédica formada pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), mestra e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGBM/Ufrgs).

Trajetória de Nadine

Kástenes Casali

A palestrante falou sobre sua trajetória ao prestar concurso público na área de criminalística. “Prestei por diversas vezes concurso no Instituto Geral de Perícias (IGP) do Estado do RS e também em Santa Catarina, no Paraná e na área de perícia da Polícia Civil em São Paulo”, contou.

Ao longo de 12 anos, Nadine se preparou e prestou concursos públicos em diferentes Estados do Brasil para o IGP e a Polícia Civil, até assegurar uma vaga em 2020 na Defensoria Pública do RS. “Em 2017 decidi sair da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e me preparar para outro concurso, e em janeiro do ano passado consegui passar”, afirmou. Desde janeiro deste ano, no entanto, Glesse está atuando no Centro de Perícias Renato Chaves, no Estado do Pará.

Nadine também relatou as funções do profissional da perícia. “O perito existe por causa da criminalidade”, explicou. Segundo a doutora, o criminalista analisa evidências no local de algum delito, devendo o profissional resolver os casos e comprovar cada prova diante de um juiz.

Ciclo de palestras

As palestras abordaram diferentes temas da Biomedicina, como o estabelecimento de bancos de sangue, a radiologia, a reprodução humana, a biomedicina estética, a bromatologia, a bioinformática e a perícia criminal.

Ao todo, foram realizadas quatro palestras no decorrer de 2021. Além do evento de ontem, em março o curso realizou sua aula inaugural, na qual os biomédicos diplomados da Univates Fabíola Dresch, Dafhner Rabaiolli D'Avila, Natália Salini, Monica Andressa Wessner do Nascimento e Jones Kohl palestraram sobre banco de sangue e imagenologia.

Em agosto, o biomédico Dinler Amaral Antunes falou sobre o desenvolvimento do Cross Tope Data Bank, um banco contendo estruturas de complexos peptídeo-MHC. Amaral é formado pela Ufrgs, com mestrado e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela mesma universidade.

Já em setembro, o graduado em Ciências Biológicas e mestre em Genética e Biologia Molecular pela Ufrgs Gustavo Lucena Kortmann palestrou sobre “Crimes sexuais: o agressor mora ao lado”.

VIII Jornada Acadêmica e Mostra do Curso de Biomedicina

Além do ciclo de palestras, segue ao longo dos próximos dias a VIII Jornada Acadêmica e Mostra do Curso de Biomedicina. São objetivos da atividade possibilitar a troca de conhecimentos científicos e experiências, a aquisição de novos conhecimentos nas diversas áreas da Biomedicina e promover mais interação entre os estudantes. O evento conta com apresentações sobre temas abordados em estágio curricular, trabalhos de conclusão de curso e pesquisas em geral realizadas pelos estudantes de Biomedicina.