Está no ar a Consulta Popular 2021: Univates convida a comunidade regional a participar

Postado as 23/11/2021 09:40:34

Por Lucas George Wendt

Divulgação

O Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) convida toda a população regional para participar da escolha do projeto que receberá os valores da Consulta Popular de 2021. Das três propostas, apenas a mais votada será contemplada com recursos no orçamento de 2022 do Governo do Estado. O projeto mais votado no Vale do Taquari receberá R$ 942.857,00. Clique aqui para conferir os tutoriais elaborados pelo Codevat sobre o processo de votação.

Estão na cédula de votação deste ano o projeto “Cicloturismo no Vale do Taquari” (mais votado na primeira fase da Consulta via aplicativo Colab) e, conforme definição de representantes de prefeituras, conselhos e entidades da sociedade civil dos municípios de abrangência do Codevat, as propostas “Fomentar a implantação do programa de uso, manejo e conservação do solo e da água” e “Recursos hídricos e usos múltiplos da água (dessedentação animal, preservação e proteção de nascentes)”.

O presidente do Codevat, Luciano Moresco, destaca a importância da mobilização da comunidade regional para a fase de votação da Consulta. “Hoje formamos nossa cédula de votação e, agora, precisamos da participação regional. Convocamos a comunidade e as entidades para que votem em um dos projetos para que novamente possamos destacar o Vale como um dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) que mais se envolve na Consulta Popular”, afirma.

“Neste ano temos um período de votação maior em comparação aos outros anos, mas não teremos votação offline”, explica a professora Cintia Agostini, vice-presidente do Codevat. “A expectativa é de que tenhamos uma votação qualificada nestes projetos. Temos entidades e municípios que estão engajados nos projetos regionais que, muito provavelmente, serão bem votados pela relevância dos temas para o Vale do Taquari”, conclui ela.

A votação da Consulta Popular 2021 ocorre de 22 a 30 de novembro, de forma digital por meio do aplicativo Colab ou pelo site da Consulta Popular (consultapopular.rs.gov.br). Qualquer cidadão maior de 16 anos poderá votar em um dos três projetos da região. Os resultados finais serão divulgados no dia 2 de dezembro.

Divulgação

Saiba mais sobre os projetos

O projeto “Cicloturismo no Vale do Taquari” (da área de Turismo) foi o mais curtido na primeira fase da Consulta Popular, realizada por meio do aplicativo Colab. A iniciativa recebeu 62 curtidas e será de amplitude regional.

Já os dois definidos em Assembleia – “Fomentar a implantação do programa de uso, manejo e conservação do solo e da água” (da área da Agricultura) e “Recursos hídricos e usos múltiplos da água (dessedentação animal, preservação e proteção de nascentes)” (da área do Meio Ambiente) –, caso sejam um dos mais votados?, terão uma amplitude menor devido ao valor que será disponibilizado no orçamento do próximo ano para a região.

“Também definimos na Assembleia que os dois projetos, da Agricultura e do Meio Ambiente, caso sejam um dos escolhidos, serão trabalhados e contemplarão os municípios mais engajados. O valor será dividido entre os 10 municípios que tiverem o maior número de votantes na iniciativa. O município também precisará ter alcançado a participação de, no mínimo, 2% dos seus eleitores. Se ficar abaixo, o valor será dividido por um número menor de municípios”, explica Moresco.

Consulta Popular 2021

Propostas: 1 - Cicloturismo no Vale do Taquari; 2 - Fomentar a implantação do programa de uso, manejo e conservação do solo e da água; 3 - Recursos hídricos e usos múltiplos da água (dessedentação animal, preservação e proteção de nascentes).

Votação: 22 a 30 de novembro de 2021

Quem pode votar: qualquer cidadão maior de 16 anos

Local: aplicativo Colab ou site http://consultapopular.rs.gov.br/

Resultado: 2 de dezembro de 2021