Docente do PPGSAS é palestrante em evento promovido na República Dominicana

Postado as 25/11/2021 08:23:37

Por Lucas George Wendt

A professora doutora Liana Johann, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) da Universidade do Vale do Taquari - Univates, representou a Instituição em um evento realizado na República Dominicana na manhã desta quarta-feira, 24. O evento contou com 229 participantes de 19 países, como Espanha, Andorra, Arábia Saudita e Paquistão.

A docente foi convidada a palestrar no III Curso de Acarologia, da Universidad Tecnológica del Cibao Oriental (Uteco) e do Instituto Dominicano de Investigaciones Agropecuarias y Forestales (Idiaf). Nessa edição, o curso abordou uma família de ácaros chamada eriofiídeos (Eriophyidae), na qual estão incluídos mais de 200 gêneros.

Artur Dullius

Professora Liana Johann

Liana apresentou iniciativas desenvolvidas na Univates, como as características biológicas das espécies de eriofiídeos presentes na videira, manejo e controle biológico, a partir de estudos de casos. A docente trabalha com o tema há cerca de 15 anos no Laboratório de Acarologia da Univates.

O objetivo do III Curso de Acarologia foi oferecer conhecimentos teóricos sobre os ácaros Eriophyoidea, com ênfase em sua identificação taxonômica e molecular, biologia, ecologia e transmissão de vírus, ou seja, vírus que estão associados aos eriofídeos.

Além disso, o evento abordou questões de manejo de espécies de importância econômica, como Aceria guerreronis em coco, A. sheldoni e Phyllocoptruta oleivora em frutas cítricas e outros eriofiídeos em frutas vermelhas, manga e videira.

O curso foi direcionado a alunos e profissionais interessados em adquirir conhecimentos sobre ácaros eriofiídeos, para realizar adequadamente os processos de investigação e gestão das espécies. Especialmente voltou-se para profissionais de ciências da vida e técnicos em Agricultura, Ecologia e Biologia.

O evento foi coordenado pelos professores da Uteco, doutores Cristina A. Gómez Moya e Jesús Acuña.

Logo ods