Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Vídeo institucional destaca trajetória de 25 anos do Comung

Postado as 29/11/2021 10:58:22

Por Redação Univates

O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) lançou, na última sexta-feira, um vídeo institucional comemorativo em alusão aos seus 25 anos. A Universidade do Vale do Taquari - Univates é uma das instituições que integram o Comung. 

Veja abaixo

O vídeo institucional elaborado para a ocasião destaca a trajetória do Consórcio por meio da reunião de materiais audiovisuais, registros atuais e históricos, das 14 instituições que integram o Comung. A reunião do material contou com a participação da área de Comunicação de todas as universidades e centros universitários que compõem o Comung, esforço coordenado pela secretaria da entidade. 

Histórico do Comung 

Em 1993, um grupo de instituições comunitárias do Rio Grande do Sul firmou um Protocolo de Ação Conjunta, constituindo o Comung. Implantado oficialmente em 27 de abril de 1996, o Consórcio é formado por 14 instituições de ensino, que representam uma rede de educação, ciência e tecnologia abrangendo quase todos os municípios do Estado e prestando serviços de interesse comunitário, com destaque para a educação e a saúde. 

As instituições comunitárias, criadas pela sociedade civil e pelo poder público local, são reconhecidas pelas comunidades regionais como um importante fator de desenvolvimento, constituindo-se em um patrimônio público. Sem fins lucrativos, com gestão democrática e participativa, são instituições públicas não estatais. Em 2013, as instituições comunitárias conseguiram a aprovação da Lei nº 12.881, que dispõe sobre a definição, qualificação, prerrogativa e finalidade das Instituições Comunitárias de Ensino Superior (Ices). 

Hoje, o Comung representa uma série de conquistas para as instituições nas suas diversas áreas de atuação: ensino de graduação e de pós-graduação; pesquisa; extensão; gestão; tecnologia, inovação e empreendedorismo; e Políticas Públicas para educação e saúde, entre outras, com parcerias históricas e efetivas.

Logo ods