Doutoras pelo PPGAD lançam obra que analisa a pesquisa científica desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Postado as 30/11/2021 14:50:16

Por Lucas George Wendt

Divulgação

As doutoras diplomadas pelo Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Universidade do Vale do Taquari - Univates Anny Kariny Feitosa e Mônica Maria Siqueira Damasceno lançaram recentemente a obra “Pesquisa Científica: múltiplos saberes”.

Anny Kariny Feitosa

A obra é uma coletânea composta por resultados de pesquisas realizadas por docentes e discentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campi Juazeiro do Norte e Iguatu, no âmbito dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica: PIBIC, PIBIC Jr e Programa de Estudante Voluntário em Pesquisa e Inovação (PEVPI).

O livro em formato e-book surgiu das inquietações das pesquisadoras em ver a necessidade de publicizar as pesquisas que têm sido desenvolvidas nos campi do IFCE, além de ressaltar a relevância da produção do conhecimento científico, a partir da formação acadêmica, e, ao mesmo tempo, de despertar o interesse e a desenvoltura em fazer pesquisa.

Mônica Maria Siqueira Damasceno

Divulgação

“O que mais nos chamou a atenção foi a multidisciplinaridade dos trabalhos desenvolvidos dentro do IFCE, pois temos diversos cursos e em diferentes áreas do conhecimento. Entretanto, ao mesmo tempo, foi possível finalizar a obra de modo a apresentar uma leitura fluida, uniforme, na qual as áreas dialogam e contribuem para a construção do conhecimento”, detalham as autoras.

Tanto para Mônica quanto para Anny, a formação no PPGAD representa um marco divisor na trajetória profissional. “Consideramos que os saberes, as vivências, a sensibilidade da área, a abrangência acerca de ambiente e natureza foram ampliados. O convívio com os professores, especialmente com as nossas orientadoras Jane Márcia Mazzarino e Júlia Elisabete Barden, muito contribui para nossa atual prática pedagógica e pesquisas. Hoje temos a oportunidade de compartilhar esses sentimentos e saberes com nossos(as) alunos(as) e bolsistas”, asseguram.

Confira as pesquisas de doutorado realizadas pelas duas no PPGAD

Anny Kariny Feitosa

Orientadora: Dra. Júlia Elisabete Barden

Linha de Pesquisa: Espaço e Problemas Socioambientais