Projeto de extensão Vem pra cá entrega certificados das aulas de língua portuguesa a 40 imigrantes

Postado as 13/12/2021 13:31:12

Por Kástenes Casali

A nova cultura e um segundo idioma geralmente são fatores adversos para todo imigrante. No entanto, aprender a se comunicar em um outro país é imprescindível. Nesse sentido, o projeto de extensão “Vem pra cá”, da Universidade do Vale do Taquari - Univates, oferece aulas gratuitas de língua portuguesa para os imigrantes. Ao todo, 40 alunos participaram das aulas semanais durante o ano de 2021.

Kástenes Casali

A primeira turma, que iniciou as atividades em agosto, recebeu o atestado de participação das aulas no último domingo, dia 12, às 15h, e a outra turma recebe na terça-feira, dia 14, às 9h30min.

As aulas do projeto são ministradas por acadêmicos e diplomados da Univates e demais voluntários da comunidade, que oportunizam formação em língua portuguesa para os imigrantes. O Vem pra cá também contou com a parceria de acadêmicos matriculados no componente curricular Vivências em Território, cujas ações estão vinculadas à extensão universitária.

Importância do projeto para a comunidade imigrante

Para a coordenadora do Vem pra cá, professora Maristela Juchum, o projeto tem impacto na comunidade local e também na formação acadêmica dos voluntários. “As aulas de português ofertadas pelo projeto são uma forma de a Universidade contribuir para a inserção dos imigrantes na comunidade local”, afirma.

Kástenes Casali

Conforme Maristela, quando chegam aqui, os imigrantes precisam aprender o português para conseguir participar das práticas sociais de maneira mais confiante. “Aprender a nova língua é uma das dificuldades enfrentadas pelos imigrantes. As aulas oportunizadas pelo projeto contribuem  para a aprendizagem do português, para que eles consigam lidar com situações do cotidiano, como ir ao banco, à farmácia, ao supermercado, ir ao médico e conseguir um trabalho”, explica. Para o estudante voluntário Elias Rodrigues, a troca intercultural com os imigrantes tem relevância social.

Os alunos participantes aprendem à medida que interagem, pois quem é mais proficiente ajuda os outros e, por meio da própria língua nativa, os imigrantes conseguem explicar o português
estudante voluntário Elias Rodrigues

Os encontros de domingo ocorreram no bairro Universitário, num espaço cedido pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, e com a turma de terças-feiras as atividades foram realizadas no Colégio Castelo Branco, em Lajeado. Os imigrantes participantes são da República Dominicana, Togo, Paquistão, Haiti, Nigéria, Guiné-Bissau e Bangladesh. Para ser voluntário do projeto não precisa estar vinculado à Univates. As aulas de 2022 começam em março. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vempraca@univates.br.

Sobre o projeto

Objetivando a promoção de oportunidades de formação teórico-prática a acadêmicos e diplomados sobre a linguagem e o ensino de língua portuguesa como língua adicional para os imigrantes, o projeto de extensão “Vem pra cá”, da Univates, criado em 2014, atende a comunidade estrangeira de Lajeado e capacita acadêmicos e voluntários por meio de ações contínuas.