Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Projeto de extensão Vem pra cá entrega certificados das aulas de língua portuguesa a 40 imigrantes

Postado as 13/12/2021 13:31:12

Por Kástenes Casali

A nova cultura e um segundo idioma geralmente são fatores adversos para todo imigrante. No entanto, aprender a se comunicar em um outro país é imprescindível. Nesse sentido, o projeto de extensão “Vem pra cá”, da Universidade do Vale do Taquari - Univates, oferece aulas gratuitas de língua portuguesa para os imigrantes. Ao todo, 40 alunos participaram das aulas semanais durante o ano de 2021.

Kástenes Casali

 

A primeira turma, que iniciou as atividades em agosto, recebeu o atestado de participação das aulas no último domingo, dia 12, às 15h, e a outra turma recebe na terça-feira, dia 14, às 9h30min.

As aulas do projeto são ministradas por acadêmicos e diplomados da Univates e demais voluntários da comunidade, que oportunizam formação em língua portuguesa para os imigrantes. O Vem pra cá também contou com a parceria de acadêmicos matriculados no componente curricular Vivências em Território, cujas ações estão vinculadas à extensão universitária.

Importância do projeto para a comunidade imigrante

Para a coordenadora do Vem pra cá, professora Maristela Juchum, o projeto tem impacto na comunidade local e também na formação acadêmica dos voluntários. “As aulas de português ofertadas pelo projeto são uma forma de a Universidade contribuir para a inserção dos imigrantes na comunidade local”, afirma.

Kástenes Casali

 

Conforme Maristela, quando chegam aqui, os imigrantes precisam aprender o português para conseguir participar das práticas sociais de maneira mais confiante. “Aprender a nova língua é uma das dificuldades enfrentadas pelos imigrantes. As aulas oportunizadas pelo projeto contribuem  para a aprendizagem do português, para que eles consigam lidar com situações do cotidiano, como ir ao banco, à farmácia, ao supermercado, ir ao médico e conseguir um trabalho”, explica. Para o estudante voluntário Elias Rodrigues, a troca intercultural com os imigrantes tem relevância social.

Os alunos participantes aprendem à medida que interagem, pois quem é mais proficiente ajuda os outros e, por meio da própria língua nativa, os imigrantes conseguem explicar o português
estudante voluntário Elias Rodrigues

Os encontros de domingo ocorreram no bairro Universitário, num espaço cedido pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, e com a turma de terças-feiras as atividades foram realizadas no Colégio Castelo Branco, em Lajeado. Os imigrantes participantes são da República Dominicana, Togo, Paquistão, Haiti, Nigéria, Guiné-Bissau e Bangladesh. Para ser voluntário do projeto não precisa estar vinculado à Univates. As aulas de 2022 começam em março. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail vempraca@univates.br.

Sobre o projeto

Objetivando a promoção de oportunidades de formação teórico-prática a acadêmicos e diplomados sobre a linguagem e o ensino de língua portuguesa como língua adicional para os imigrantes, o projeto de extensão “Vem pra cá”, da Univates, criado em 2014, atende a comunidade estrangeira de Lajeado e capacita acadêmicos e voluntários por meio de ações contínuas.