Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Assembleia Legislativa Estadual homenageia Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas pelos 25 anos

Postado as 14/12/2021 10:32:44

Por Assessoria de Imprensa do Comung e Redação Univates

Na manhã de ontem, 13 de dezembro, o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas - Comung foi homenageado na Assembleia Legislativa Estadual pelos 25 anos, completados em 2021. O maior sistema de Educação Superior do Rio Grande do Sul é formado por 14 instituições de ensino que prestam serviços de interesse comunitário, com destaque para educação e saúde e, entre elas, está a Universidade do Vale do Taquari - Univates. 

O atual presidente do Comung e reitor da UCS, Evaldo Antonio Kuiava, agradeceu pela homenagem e apresentou elementos da história do Consórcio, que é patrimônio público marcado por forte vínculo com as comunidades. Em contexto no qual se denota a ‘comoditização do ensino superior’, como avalia, “somos instituições sem fins lucrativos, com gestão democrática e participativa, o que transforma as universidades comunitárias em autênticas instituições públicas não estatais, que reinvestem todos os recursos na própria finalidade – talvez o melhor modelo que temos no mundo hoje na forma que trata o ensino superior.”

Conforme explicou, a entidade materializa uma série de conquistas para as instituições: programas de experiências compartilhadas, avaliação institucional, intercâmbio de professores e alunos, qualificação de funcionários e professores, fóruns da área de Tecnologia de Informação, além da integração entre diversos segmentos e a busca por convênios e políticas públicas em incentivo à formação acadêmica da população. “O Comung representa uma verdadeira rede de Educação, Ciência e Tecnologia que abrange quase todos os municípios do Estado”. Além dos professores, elencou a estrutura de incubadoras empresariais, sociais, agências de inovação e tecnologia e laboratórios de alta tecnologia congregados pelas Instituições.

Joel Vargas | Agência ALRS

Kuiava ainda trouxe à discussão o disposto na Legislação do RS no que diz respeito ao Sistema Estadual de Financiamento do Ensino Superior Comunitário. Conforme Constituição Estadual, artigo 201, e Lei Complementar 10.713, de 1996, artigo primeiro, o Estado do RS tem como despesa obrigatória a destinação de 0,5 % de sua receita líquida de impostos próprios para a educação superior comunitária, valor que não está sendo aplicado. “Já tivemos audiência, conversa com os deputados, com o governador, mas acreditamos que precisamos avançar”, afirmou, colocando a entidade à disposição para colaborar na formatação de um programa para a efetivação desses recursos.

 “Com o valor aplicado, poderiam ser colocados, no mínimo, imediatamente, 8 mil alunos nas nossas universidades”, mensurou. “O governo poderia criar políticas a partir de uma visão de Estado e desenvolvimento e busca da inovação, ampliar esse debate e colocar na prática aquilo que não está sendo cumprido”, relatou o reitor, ao longo de sua fala. Ao finalizar o seu pronunciamento, o presidente do Consórcio reafirmou as condições das universidades contribuírem na formação de professores, em programas voltados à sua atualização e qualificação.

Joel Vargas | Agência ALRS

Proponente da homenagem, o presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Gabriel Souza, entregou uma placa pela celebração dos 25 anos do Comung. “As nossas universidades comunitárias são públicas não estatais – entidades públicas, embora não de propriedade do Estado, mas prestam um serviço público da melhor qualidade para o RS, e não exagero em dizer que temos as melhores universidades comunitárias do Brasil e até as melhores universidades do país nos rankings de pontuação de qualidade do ensino”, afirmou. 

“Como o sexto estado em população do Brasil, com cerca de 5%, 6% da população brasileira, temos 12% dos doutores formados no país, o que mostra a qualidade do nosso sistema de ensino superior”, ilustrou.

Lembrando da dificuldade, acentuada pela pandemia, de as famílias manterem os estudantes nas universidades – e os reflexos no faturamento das Instituições –  destacou o entendimento da população, comprovado em pesquisa, de que o Estado deveria investir em bolsas de estudo do Ensino Superior, reforçando a pauta do #meioporcentojá. “A Assembleia do RS apoia a efetivação de uma política pública em prol do cumprimento institucional, mas também que venha ao encontro das necessidades dos estudantes, quase 16% das famílias que tiveram que trancar ou diminuir carga horária dos seus filhos e familiares nas universidades privadas e comunitárias em virtude da perda de renda”, afirmou, pregando o comprometimento no apoio às universidades comunitárias.

Para o vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da AL, deputado Beto Fantinel, é uma alegria a homenagem do parlamento, o reconhecimento da sociedade, do Estado, para uma entidade tão importante. “Nossas Universidades Comunitárias têm contribuído com o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, qualificando e preparando para o mercado de trabalho”, declarou. “Homenagear essa rede de universidades comunitárias que se juntam para fazer, buscar, enfrentar as demandas, as situações perante o governo e a sociedade é mostrar a importância da formatação dessas universidades para o desenvolvimento do estado do RS”, afirmou, reforçando a importância de lutar pelo seu fortalecimento. 

Participaram os integrantes da diretoria do Consórcio, primeira e segundo vice-presidentes do Comung, Lia Maria Herzer Quintana, reitora do Centro Universitário da Região da Campanha (URCAMP), e Cleber Prodanov, reitor da Universidade FEEVALE; a secretária do Comung e reitora da Universidade de Passo Fundo (UPF), Bernadete Maria Dalmolin; e a tesoureira da entidade, Cátia Maria Nehring, reitora da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Ainda, prestigiaram a homenagem, em nome das instituições associadas: o reitor da Universidade UNILASALLE, Irmão Paulo Fossatti; a reitora da Universidade do Vale do Taquari - Univates, Evania Schneider, e o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa Carlos Cyrne; o procurador jurídico da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Gilson Taques Machado, representando o reitor Arnaldo Nogaro; o coordenador do Parque Científico e Tecnológico da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Rafael Kirst, representando a reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer; e o chefe de gabinete da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), Demócrito Francisco Primo dos Santos, representando o reitor José Carlos Pereira Bachettini Júnior.

Joel Vargas | Agência ALRS

Logo ods