Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Categoria fotografia - Habitando colônias

Tairis da Costa - Divulgação

Atuação da Univates na área de acarologia por meio do PPGSAS é destaque em simpósio brasileiro

Postado as 16/12/2021 13:34:13

Por Lucas George Wendt

O VII Simpósio Brasileiro de Acarologia, realizado na última semana, virtualmente, destacou a atuação da Universidade do Vale do Taquari - Univates com a premiação de quatro trabalhos - dois artísticos e dois científicos - realizados no âmbito do Laboratório de Acarologia (Labacari) e do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS)

O evento também teve a participação de dois docentes - os professores Juarez Ferla e Guilherme Liberato da Silva - como palestrantes. As atividades do Simpósio foram organizadas em torno de uma programação científica composta por palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos nas formas oral e pôster. 

Divulgação/Acervo pessoal

Angelica Sulzbach

Angelica Sulzbach

 


Trabalhos premiados 

O trabalho da mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) da Univates Angélica Sulzbach, orientado pela professora Liana Johann, intitulado “Impacto dos ácaros Dermanyssus gallinae e Tyrophagus putrescentiae sobre a produtividade e saúde em aves de postura” foi agraciado com o destaque de melhor trabalho na categoria Pôster - seção Ácaros de importância médica. 

Tairis da Costa

Divulgação/Acervo pessoal

A estudante de doutorado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) Tairis da Costa recebeu o primeiro lugar na categoria Apresentação oral da seção Acarologia básica e ecologia, com a pesquisa “Diversidade de ácaros em abelhas sem ferrão (Meliponini) no Rio Grande do Sul”. O trabalho de Tairis é fruto de sua pesquisa de mestrado, desenvolvida no Labacari e coorientada pelo professor Ferla. 

No Concurso de Audiovisual, Tairis recebeu o primeiro lugar na categoria Micrografia com a imagem “Estrelinhas no dorso”. Já no concurso de Fotografia realizado ao longo do evento, uma imagem da estudante, “Habitando colônias”, obteve o segundo lugar com uma foto assinada em conjunto com o estudante de Biologia da Univates Anderson de Azevedo Meira e o professor Juarez Ferla. 

Tairis da Costa - Divulgação

Tairis da Costa - Divulgação

Categoria Micrografia - Estrelinhas no dorso
Categoria Micrografia - Estrelinhas no dorso

Tairis da Costa - Divulgação

Palestras 

No primeiro dia do evento, 06/12, o estudo da acarofauna associada a plantas no Brasil foi o tema da palestra do professor Juarez Ferla. Em 09/12, o tema dos ácaros forenses e de importância em saúde pública foi abordado na palestra do professor Guilherme Liberato da Silva. 

Logo ods