Projeto Jovens Talentos Esportivos, parceria de Colinas com a Univates, tem primeira etapa encerrada

Postado as 21/12/2021 09:22:52

Por Lucas George Wendt

Divulgação

Anunciado em agosto, o projeto Jovens Talentos Esportivos, realizado em parceria entre a Prefeitura de Colinas e o Complexo Esportivo da Universidade do Vale do Taquari - Univates, teve sua primeira etapa encerrada no mês de dezembro. Dentre os destaques, alguns estudantes colinenses que participam do projeto já despontam em competições locais: o caso de uma estudante que conquistou o quarto lugar na corrida de 75 metros e o vice-campeonato nos 250 metros durante o Troféu Lajeado de Atletismo.

Desde o início do segundo semestre de 2021, cerca de 80 estudantes matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental da rede pública municipal de educação de Colinas frequentam o Complexo Esportivo da Instituição para a realização de atividades físicas nas modalidades de natação, ginástica, atletismo e basquete.

Realizadas na forma de rodízio e com orientação de profissionais especializados de cada área, as atividades proporcionam aos estudantes experiências em cada uma das quatro modalidades contempladas pelo projeto a cada semana. Além das atividades físicas, a iniciativa também abordou orientação para alimentação saudável, trabalhada em palestras mensais com os alunos, ministradas por uma nutricionista especializada.

Ainda, visando ao desenvolvimento integrado dos participantes, entre agosto e dezembro foram feitas reuniões mensais para a troca de informações entre a equipe do projeto e os responsáveis, no município, pela orientação física dos alunos.

No mês de novembro, a partir da evolução apresentada pelos participantes, passaram a ser realizadas atividades de competição, entre os próprios integrantes do projeto ou enfrentando atletas de outras escolas.

Os acadêmicos dos cursos de Educação Física, licenciatura e bacharelado, acompanhados por profissionais, também foram envolvidos nas atividades como uma maneira de aproximar o contexto da graduação com as práticas do mercado de trabalho.

Divulgação

Logo ods