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Biologia, ensino de matemática, literatura e mais: Univates apresenta pesquisas publicadas em revistas científicas na última semana

Postado as 30/12/2021 15:09:31

Por Lucas George Wendt

O trabalho científico de um pesquisador é contínuo, ou seja, suas descobertas, quando observadas na totalidade, permitem compreender o conjunto do seu trabalho. É desta forma que a ciência avança: aos poucos, com cada trabalho funcionando como a peça de um quebra-cabeça que completa um cenário de pesquisa. E que pode abrir margem para mais perguntas. 

Na Universidade do Vale do Taquari - Univates, diferentes equipes trabalham produzindo conhecimento científico. Entre pesquisadores e estudantes – bolsistas de iniciação científica, de mestrado e de doutorado –, são cerca de 500 pessoas diretamente envolvidas buscando na ciência as respostas para a solução de problemas coletivos e de inquietações de pesquisa individual. 

Todos os dias as equipes de pesquisa da Univates divulgam seus achados em publicações periódicas científicas nacionais e internacionais. Semanalmente os artigos científicos mais recentes são destacados no site da Instituição. 

Confira o que a Univates publicou de 23 a 30 de dezembro de 2021

Título do artigo: Recursos utilizados por profissionais da saúde do município de Arroio do Meio-RS no período de pandemia

Autoria: Kelen Moratelli e Suzana Feldens Schwertner

Revista científica: Artífices 

Do que trata a pesquisa científica: durante os dois últimos anos, o mundo vem enfrentando uma das maiores crises sanitárias dos últimos séculos, a pandemia do SARS-CoV-2, uma infecção no sistema respiratório causada pelo coronavírus. Na linha de frente para o enfrentamento desse vírus, encontram-se os profissionais da saúde, seus medos e angústias advindos de trabalhar nesse contexto pandêmico. Por meio da pesquisa, buscou-se responder à seguinte pergunta: quais são os recursos utilizados por um grupo de profissionais da saúde do município de Arroio do Meio - RS no período da pandemia de covid-19? O objetivo foi compreender quais os recursos que esses profissionais da saúde utilizam na tentativa de manterem-se saudáveis em meio a um período de incertezas. Esta pesquisa envolveu entrevistas semiestruturadas com dez participantes (profissionais da  saúde) atuantes no momento da crise sanitária e possui o viés qualitativo. Como técnica para a análise dos dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011), que indicou quatro categorias. Diante da análise, observou-se que os participantes utilizam recursos próprios como uma forma de se manterem saudáveis, prática na qual se faz presente a busca pelo autocuidado, o suporte dos colegas de trabalho, o apoio da família e amigos. Além disso, a sobrecarga, o estresse e a falta de um olhar direcionado para a saúde desses profissionais foram alguns dos tópicos mais mencionados durante a pesquisa. Por meio deste estudo, buscou-se produzir subsídios teóricos para levantar reflexões referentes ao momento da pandemia e seus efeitos nos trabalhadores da saúde.

Vinculação: Ciências da Vida 

Publicado quando: dezembro de 2021

 

Título do artigo:  Pescando jogos de linguagem e semelhanças de família em uma comunidade ribeirinha do Xingu

Autoria: Marcos Marques Formigosa e Ieda Maria Giongo

Revista científica: VIII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática 

Do que trata a pesquisa científica: o artigo em tela tem como objetivo assinalar a existência de jogos de linguagem que emergem nos modos de vida ribeirinho em uma comunidade no rio Xingu, no Estado do Pará. Foi desenvolvido com inspirações etnográficas, por meio da Cartografia Social construída pelas crianças de uma escola multisseriada, sendo a pesca a atividade mais destacada. Os dados produzidos a partir dessa ferramenta foram analisados tendo como aportes pressupostos teóricos e metodológicos de Ludwig Wittgenstein, em sua obra, e ideias de Michel Foucault, por convergirem na problematização do uso da linguagem. Por meio da Cartografia Social foi possível identificar jogos de linguagem mobilizados pelas crianças a partir da atividade da pesca, e que muitos deles possuem semelhanças de famílias com aqueles praticados na Matemática Escolar. Em adição, mostrou que as crianças daquela escola, mesmo em condições adversas, sinalizam ter domínio de conteúdos inerentes ao ciclo da alfabetização matemática, quando expressam, por meio dos seus desenhos ou de forma oral, as ideias atinentes à lateralidade, maior e menor, grande e pequeno, sabem se localizar no espaço onde vivem, conseguem tratar de processos de comercialização e sistema monetário etc.

Vinculação: PPGCE

Publicado quando: dezembro de 2021

 

Título do artigo: Case study on sustainable regional development and Dairy livestock: an organic approach to processes / Estudo de caso sobre o desenvolvimento regional sustentável e a pecuária leiteira: uma abordagem orgânica dos processos

Autoria: Márcia Estela Daltoé Krampe, Adriana Wachholz e Camila Pohl Frohlich

Revista científica: International Journal of Advanced Engineering Research and Science (IJAERS) 

Do que trata a pesquisa científica: o presente estudo de caso aborda um dos assuntos mais comentados e recorrentes quando se trata de rebanho leiteiro, tendo em vista que a mastite tanto clínica como subclínica é uma doença que acomete praticamente todo o rebanho leiteiro do país e do mundo. Analisando a partir das discussões realizadas na disciplina Meio Ambiente e Desenvolvimento, observa-se que há um embasamento teórico, com questões que envolvem a dinâmica relacionada aos sistemas de produção orgânica, como forma de prevenir doenças no rebanho e possibilitar ao consumidor produtos saudáveis dentro de um contexto ecológico. Assim, não se pretende esgotar o assunto em questão, mas espera-se que seja uma contribuição aos produtores de leite e a sociedade em geral dentro desse assunto que está diretamente ligado à segurança alimentar. Importante ressaltar que essa temática pode ser analisada também no contexto do desenvolvimento regional sustentável. 

Vinculação: Ciências Exatas e Engenharias 

Publicado quando: dezembro de 2021

 

Título do artigo: Predator-prey relationship in the vertical distribution of mites on grapevines / Relação predador-presa na distribuição vertical de ácaros em videiras

Autoria: Joseane Moreira do Nascimento, Darliane Evangelho Silva, Calebe Fernando Juchem, Julia Jantsch Ferla, Rita Tatiane Leão da Silva, Luiz Liberato Costa Corrêa, Liana Johann, and Noeli Juarez Ferla

Revista científica: Acta Scientiarum 

Do que trata a pesquisa científica: os ácaros fitófagos podem causar perdas econômicas em muitas safras, incluindo a das videiras. As mudanças em seus níveis populacionais podem estar associadas a mudanças na relação predador-presa. O conhecimento da distribuição dos ácaros nas plantas é importante para o planejamento de estratégias de amostragem e para facilitar as decisões de controle. Os objetivos deste estudo foram (i) avaliar as abundâncias de Tetranychus urticae (Tetranychidae) e Neoseiulus californicus (Phytoseiidae), e as correlações entre eles e fatores ambientais; (ii) determinar sua distribuição nos estratos superior, médio ou base das videiras avaliadas (Vitis vinifera, cultivar Chardonnay) e, adicionalmente, relatar a primeira ocorrência de danos causados ​​por T. urticae em folhas de videira no estado de Rio Grande do Sul, Sul do Brasil. Foram realizadas dezesseis amostragens, divididas entre as safras 2018 e 2019. Em cada amostragem foram coletadas três folhas dos três estratos (topo, meio e base) de 20 plantas, totalizando 60 folhas por amostragem. A relação predador-presa e sua associação com variáveis ​​ambientais foram avaliadas por meio de correlação multivariada, enquanto o número de ácaros por estrato foliar da planta foi comparado usando um modelo linear generalizado misto no software R. Foi possível observar os sintomas de danos causados ​​pelos ataques de T. urticae em videiras no Sul do Brasil, caracterizados pela presença de manchas amarelas e amarelecimento geral do vinhedo. Nossos achados indicam que os indivíduos de T. urticae e N. californicus estão fortemente associados entre si, independentemente das variáveis ​​ambientais, e tal relação ocorre principalmente nos estratos inferiores (folhas do meio e da base) das videiras. Assim, levando em consideração os danos nas folhas das videiras e a ocorrência de T. urticae e N. californicus em estratos específicos desses vinhedos, sugere-se que os estratos inferiores das videiras sejam os alvos prioritários para estratégias de manejo de controle de tais ácaros.

Vinculação: PPGSAS

Publicado quando: dezembro de 2021

 

Título do artigo: Educação física na educação de jovens e adultos: desafiando os docentes

Autoria: Adenir Machado de Freitas e Derli Juliano Neuenfeldt

Revista científica: Revista Signos 

Do que trata a pesquisa científica: na Educação de Jovens e Adultos (EJA), há uma relação entre educação e trabalho. Os discentes são trabalhadores, jovens que buscam sua primeira oportunidade de emprego e aqueles que já frequentaram a escola e buscam regressar pela necessidade de melhor escolaridade - uma exigência do mercado de trabalho. Esse contexto desafia os professores de Educação Física escolar em suas práticas pedagógicas. Assim, este estudo teve por objetivo investigar dificuldades e aspectos positivos percebidos por professores de Educação Física da rede pública de ensino de um município do Vale do Taquari/RS ao ministrarem aulas para alunos da EJA. A pesquisa, que se caracteriza como qualitativa, entrevistou quatro professores de Educação Física. Com relação às dificuldades, uma delas é que os alunos chegam exaustos devido ao trabalho. Outra questão que interfere nas aulas são os problemas sociais dos alunos que afetam a estrutura familiar. Ainda, uma terceira refere-se à diferença de faixa etária. A idade dos alunos varia entre 15 e 62 anos, o que dificulta a proposta das aulas. Quanto aos aspectos positivos, os professores comentam que a Educação Física, ao ensinar sobre as práticas corporais, contribui para conhecerem melhor o próprio corpo. Apesar das dificuldades, os professores contam com total apoio da direção de suas escolas.

Vinculação: PPGEnsino 

Publicado quando: dezembro de 2021

 

Título do artigo: Aprender e ensinar: um caso de amor ao mundo

Autoria: Suzana Feldens Schwertner, Cláudia Inês Horn e Belonice Medeiros da Silva

Revista científica: Revista Signos 

Do que trata a pesquisa científica: o presente artigo objetiva discutir sobre os processos de ensinar e de aprender no universo escolar, trazendo à tona três palavras centrais: aprender, ensinar e amar. Tais palavras, tomadas como eixos que transversalizam as possibilidades de potencializar o espaço escolar, estão ancoradas em problematizações desenvolvidas a partir dos estudos teóricos de Biesta (2013), Masschelein e Simons (2014) e Larrosa (2017; 2018). Articuladas a esses estudos, duas obras de Banksy foram selecionadas como intercessores para tensionar o ensino e a aprendizagem na escola. A potencialidade epistemológica aponta para os princípios de incerteza, de autocrítica e autorreflexão, elementos que perpassam a noção de um ato de aprender e ensinar que acontece no encontro.

Vinculação: PPGEnsino 

Publicado quando: dezembro de 2021

 

Título do artigo: Novas perspectivas de ensino de inglês: reconhecendo as variedades linguísticas na comunicação oral

Autoria: Eduarda Hackenhaar e Maristela Juchum

Revista científica: Revista Signos 

Do que trata a pesquisa científica: a presença da língua inglesa é constante no dia a dia dos estudantes brasileiros, ultrapassando os limites da sala de aula. Na grande maioria das vezes, no entanto, o inglês conhecido por esse público é aquele pertencente ao falante nativo norte-americano. Com este trabalho, buscou-se descobrir as percepções de estudantes do Ensino Médio que frequentam uma Escola de Idiomas acerca de variações orais de falantes de inglês de países distintos. Para tal, uma intervenção pedagógica foi aplicada com o público-alvo. Os resultados evidenciaram que as variedades estadunidense e britânica da língua foram as preferidas pelos alunos, que as classificaram com adjetivos como “melhor”, “bonita” e “padrão”. Por outro lado, o inglês dos indivíduos da Colômbia, Índia e África do Sul foi pouco compreensível e imediatamente relacionado a aprendizes do idioma. Os alunos demonstraram interesse em conhecer mais sobre falantes de inglês ao redor do mundo, o que não é oportunizado nas escolas, uma vez que o ensino da língua ainda é comumente orientado pela variedade estadunidense soberana. Como conclusão, enfatiza-se a necessidade de haver mudanças nas aulas de inglês para retratar as variedades dos falantes, culturas e países do mundo globalizado e diversificado. 

Vinculação: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 

Publicado quando: dezembro de 2021

 

Título do artigo: Matemática na Prova Brasil: refletindo sobre a formação docente para os anos iniciais do ensino fundamental

Autoria: Claudionor de Oliveira Pastana, Erisnaldo Francisco Reis e Edilene de Freitas Gonçalves

Revista científica: Revista de Iniciação à Docência 

Do que trata a pesquisa científica: o objetivo deste artigo é analisar o desempenho de acadêmicos de um curso de Licenciatura em Pedagogia que já atuam como professores nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a partir de um simulado da Prova Brasil na área de Matemática. Para este estudo foram envolvidos 75 acadêmicos do Curso de Licenciatura em Pedagogia, que faz parte do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), de uma Universidade Pública Estadual na cidade de Macapá - AP. As ideias discutidas versam sobre a referida avaliação e, sobretudo, acerca do desenvolvimento dos docentes na realização dos simulados da Prova Brasil de Matemática. Metodologicamente a pesquisa foi um estudo de caso de cunho quantitativo, com análise de dados descritivos. As informações foram obtidas por meio das respostas apresentadas em um simulado de Matemática da Prova Brasil, que consiste em questões de múltipla escolha. Os resultados da investigação apontaram que os participantes da pesquisa podem não ter o aprofundamento matemático necessário para a resolução de problemas relacionados aos eixos e descritores abordados na Prova Brasil, a qual se aplica aos aprendizes do 5º ano do Ensino Fundamental. Nas considerações finais, sugere-se que a formação continuada pode ser uma via para ampliação conceitual e metodológica nos temas de Espaço e Forma, Grandezas e Medidas, Números e Operações e Tratamento da Informação, que são abordados na referida avaliação.

Vinculação: PPGEnsino 

Publicado quando: dezembro de 2021

 

Título do artigo: Experiências educativo-artísticas na docência: o que é possível pensar e produzir com e a partir delas?

Autoria: Angelica Vier Munhoz, Deborah Vier Fischer e Margarita Santi Kremer 

Revista científica: Revista Fundarte 

Do que trata a pesquisa científica: o presente texto deriva da aproximação do Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/CNPq) com a Fundação Vera Chaves Barcellos (FVCB), realizada por meio de observações de exposições, visitas mediadas, seminário e análise de materiais educativos. Trata-se de, por uma via, pensar nos encontros produzidos com e a partir das experiências educativo-artísticas e, por outra, de dar visibilidade às práticas realizadas pela instituição. Dos argumentos que delineiam o presente texto, toma-se a noção de encontro com os signos da arte, a partir de Gilles Deleuze (2003). Por fim, busca-se afirmar que o encontro com as experiências educativo-artísticas colabora para provocar desassossego no pensamento, possibilitando, quem sabe, uma docência mais inventiva.

Vinculação: PPGEnsino 

Publicado quando: dezembro de 2021

 

Título do artigo: Atuação do enfermeiro na formação do instrutor de trânsito

Autoria: Luís Felipe Pissaia e Éder Luís Arboit

Revista científica: Revista Signos 

Do que trata a pesquisa científica: este estudo descritivo objetivou relatar a experiência de enfermeiros na inserção da disciplina Medicina de Tráfego e Primeiros Socorros em um curso de formação de instrutores de trânsito. A atuação do enfermeiro como docente se configura como essencial, uma vez que proporciona conhecimentos diretamente relacionados à prática profissional, promovendo subsídios teórico-práticos para a promoção de um trânsito mais seguro, ações de prevenção de acidentes e de primeiros socorros, além da redução de agravos às vítimas.

Vinculação: Ciências da Vida 

Publicado quando: dezembro de 2021

 

Título do artigo: Estratégias pedagógicas norteadas por metodologias ativas no ensino de ciências naturais

Autoria: Jackson Nunes da Silva e Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen

Revista científica: Revista Signos 

Do que trata a pesquisa científica: este artigo tem como objetivo o desenvolvimento de um estudo baseado em metodologias ativas na área de Ciências Naturais. Para isso, foram pesquisadas e desenvolvidas, com alunos, duas estratégias pedagógicas ativas: o ‘World café’ e o Grupo de verbalização e Grupo de Observação (GV/GO). Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca de metodologias ativas e sua importância no desenvolvimento de aulas de Ciências Naturais. Desenvolveram-se aulas em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola do município de Macapá/Amapá, adotando-se como foco as duas estratégias supracitadas. O resultado que obtivemos foi promissor, pois os estudantes alcançaram excelente nível de envolvimento e engajamento nas atividades de ambas as estratégias pedagógicas, demonstrando estar realmente buscando o aprender a aprender, estando envolvidos na construção de conhecimentos científicos. As estratégias foram avaliadas positivamente pelos estudantes, podendo-se vislumbrar, a partir dessa experiência, que é possível traçar um caminho promissor no ensino de Ciências Naturais. 

Vinculação: PPGEnsino 

Publicado quando: dezembro de 2021

 

Título do artigo:  Estudo de caso como estratégia de ensino em saúde

Autoria: Luís Felipe Pissaia

Revista científica: Revista Signos 

Do que trata a pesquisa científica: o objetivo deste estudo é compartilhar um relato de experiência sobre o uso do estudo de caso como estratégia de ensino em saúde. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. Os sujeitos da pesquisa foram 17 estudantes da área da saúde e que cursaram a disciplina Urgências e Emergências durante o ano de 2019 em uma Instituição de Ensino Superior do interior do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Utilizou-se como instrumento de pesquisa o diário de bordo do docente. Os dados foram analisados com aproximações na técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados incitaram o conhecimento sobre a estruturação de estudos de caso como estratégia de ensino perante os conteúdos da disciplina. A pesquisa permitiu conhecer a disciplina e seus propósitos para a construção de uma metodologia de ensino eficaz. Dessa forma, considera-se que a aplicação do estudo de caso na disciplina estudada promoveu a interação multidisciplinar, bem como o fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem e o fortalecimento da formação profissional.

Vinculação: Ciências da Vida 

Publicado quando: dezembro de 2021

 

Título do artigo: Práticas discursivas da educação especial no Brasil

Autoria: Daniel Marques Costa e Morgana Domênica Hattge

Revista científica: Revista Signos 

Do que trata a pesquisa científica: o presente artigo tem como objetivo analisar as práticas discursivas e a produção de sentidos acerca da Educação Especial no contexto brasileiro. Para isso, percorreu-se, por meio de um estudo teórico, o movimento histórico e legal da Educação Especial no Brasil desde o período imperial até os dias atuais. A partir desse recuo no tempo, foi possível acompanhar as mudanças e as transformações por que passou essa modalidade de ensino em nosso país e, sobretudo, perceber como os jogos de poder e as relações de dominação estabelecem discursos em determinados momentos históricos de nossa sociedade. Foi possível, ainda, caracterizar esse percurso da Educação Especial no Brasil em três diferentes momentos: o primeiro, em que a Educação Especial é identificada como processos de reclusão, processos esses que têm suas marcas evidenciadas do período imperial até o ano de 1960; o segundo, como processos de integração, com forte expressão durante as décadas de 1960 a 1990; e o terceiro, em que a Educação Especial, a partir da década de 1990, é destacada dentro da ordem discursiva instituída pelo imperativo de Estado, o que a faz assumir dois importantes papéis na educação das pessoas com necessidades específicas. Um deles é servir como instrumento para a captura e o controle da conduta desses sujeitos por parte do Estado; e o outro, atuar como potência, interpondo-se a esse controle e criando, assim, linhas de fuga capazes de valorizar e potencializar a vida dessas pessoas.

Vinculação: PPGEnsino 

Publicado quando: dezembro de 2021

 

Título do artigo: O teatro enquanto elemento do ensino de literatura: confluências artísticas e descobrimentos de si

Autoria: Jean Michel Valandro

Revista científica: Revista Signos 

Do que trata a pesquisa científica: este artigo tem por objetivo dissertar acerca da maneira como o teatro pode auxiliar o ensino de literatura e, consequentemente, promover outros benefícios à educação sociocultural. Para isso, a pesquisa apoia-se na metodologia da revisão bibliográfica, percorrendo caminhos que abordam as confluências entre a performance dramática e suas relações com o texto literário. Como resultados da reflexão que se propõe neste estudo podem ser citadas a capacidade que o diálogo artístico-literário tem de desacomodar os corpos docilizados pelo sistema político-econômico que regula a sociedade e impõe um modus operandi rígido aos indivíduos; o aprimoramento de habilidades sociocomunicativas e, ainda, o descobrimento de um novo eu e de novas relações que ele pode estabelecer com os outros e com o mundo que o rodeia.

Vinculação: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 

Publicado quando: dezembro de 2021

 

Título do artigo: A investigação como possibilidade do inédito: recortes de práticas docentes na educação infantil

Autoria: Mateus Lorenzon e Jacqueline Silva da Silva

Revista científica: Revista Signos 

Do que trata a pesquisa científica: neste artigo apresentam-se recortes de práticas investigativas realizadas com crianças da Educação Infantil, analisando a interface existente entre a investigação e demais princípios do planejamento pedagógico. O estudo aproxima-se de uma pesquisa-ação em que as situações vivenciadas são confrontadas com pressupostos teóricos e analisadas a partir de uma abordagem molar. O corpus de pesquisa foi elaborado por meio de um critério de conveniência, no qual se selecionaram episódios de práticas pedagógicas desenvolvidas no período de 2019-2021 e registradas na Documentação Pedagógica. Os registros foram dispostos em três categorias, nas quais são abordadas, respectivamente, as investigações cotidianas, investigações exploratórias e investigações projetadas. Observa-se que o desenvolvimento de práticas investigativas requer a modificação de tempos, espaços e materiais que são destinados ao acolhimento das crianças. Por fim, destaca-se que práticas investigativas seguem os princípios de particularidade e extensibilidade, isto é, ocorrem em um contexto específico e são condicionados por elementos contidos na organização escolar. No entanto, elas podem ser extensíveis, apresentando elementos comuns e que podem servir como estímulo para novas práticas.

Vinculação: PPGEnsino

Publicado quando: dezembro de 2021

 

Título do artigo:  A tessitura das relações dialógicas entre a história de Penélope, de Homero, e A Moça Tecelã, de Marina Colasanti

Autoria: Brendom da Cunha Lussani e Eduardo da Silva Moll

Revista científica: Revista Signos 

Do que trata a pesquisa científica: as fronteiras entre a linguística e a literatura parecem se aproximar quando analisadas pela perspectiva da comunicação social. Bakhtin, Medviédev e Volóchinov proporcionam as bases teóricas para o estudo das relações semânticas que estruturam o enunciado na vida e na literatura. Este artigo tem como objetivo investigar relações dialógicas entre a história de Penélope, de Homero, e o conto “A moça tecelã”, de Marina Colasanti, à luz da teoria de Bakhtin e Círculo. A investigação enfoca a valoração ao redor do conceito de felicidade, presente em nossos objetos. A partir da análise apresentada, notamos que a posição do autor criador no conto de Colasanti se constrói a partir da resposta ativa ao texto de Homero. No conto, a palavra alheia é assimilada, elaborada e reacentuada. Nesse processo, o conto evoca vozes sociais de seu horizonte ideológico contemporâneo, a fim de incorporar o discurso emitido por Homero em estado de contrapalavra. O estudo reitera o caráter artístico do enunciado literário em estreita relação com as esferas cotidianas da existência, assim como demonstra as relações dialógicas que entretecem sentidos no grande tempo.

Vinculação: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 

Publicado quando: dezembro de 2021

 

Título do artigo: O ensino da língua portuguesa nos bancos escolares

Autoria: Brendom da Cunha Lussani e Roberta Silveira Carvalho

Revista científica: Revista Signos 

Do que trata a pesquisa científica: o presente artigo ocupa-se de mostrar a concepção de ensino da Língua Portuguesa pelo viés da BNCC e dos PCNs, abordando de que maneira esses documentos orientam os professores a realizarem as aulas. O objetivo deste estudo é analisar como a língua é percebida e com que instrumentos ela pode ser trabalhada em sala de aula, bem como refletir sobre esse contexto. Para tanto, dois caminhos são apresentados: o ensino da gramática e o ensino da leitura, considerando como esses dois temas podem ser trabalhados de forma que um não exclua o outro.

Vinculação: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 

Publicado quando: dezembro de 2021

 

Título do artigo: EPSP synthase-depleted cells are aromatic amino acid auxotrophs in Mycobacterium smegmatis / Células EPSP depletadas por sintase são auxotróficas de aminoácidos aromáticos em Mycobacterium smegmatis

Autoria: Mario Alejandro Duque-Villegas, Bruno Lopes Abbadi, Paulo Ricardo Romero, Letícia Beatriz Matter, Luiza Galina, Pedro Ferrari Dalberto, Valnês da Silva Rodrigues-Junior, Rodrigo Gay Ducati, Candida Deves Roth, Raoní Scheibler Rambo, Eduardo Vieira de Souza, Marcia Alberton Perello, Héctor Ricardo Morbidoni, Pablo Machado, Luiz Augusto Basso e Cristiano Valim Bizarroa

Revista científica: Microbiology Spectrum 

Do que trata a pesquisa científica: a importância epidemiológica das espécies de micobactérias é indiscutível; e a necessidade de encontrar novas moléculas que possam inibir seu crescimento é urgente. A via do shiquimato?? é assim?, necessária para a síntese de metabólitos bacterianos importantes, representa um conjunto de alvos para inibidores do crescimento de Mycobacterium tuberculosis. A enzima 5-enolpiruvilshikimato-3-fosfato sintase (EPSPS), codificada por aroA, catalisa a sexta etapa da via do chiquimato. Neste estudo combinamos a interrupção do gene, o knockdown do gene, as mutações pontuais (D61W, R134A, E321N) e a análise cinética para avaliar a essencialidade do gene aroA e a vulnerabilidade de seu produto proteico, EPSPS, de Mycolicibacterium (Mycobacterium) smegmatis (MsEPSPS). Nós demonstramos que as células deficientes em aroA são auxotróficas para aminoácidos aromáticos (AroAAs) e que o comprometimento do crescimento observado para células aroA-knockdown cultivadas em meio definido pode ser resgatado pela suplementação de AroAA. Também avaliamos a essencialidade de resíduos de MsEPSPS selecionados em células bacterianas cultivadas sem suplementação de AroAA. Descobrimos que os resíduos catalíticos R134 e E321 são essenciais, enquanto D61 é presumivelmente importante para a dinâmica de proteínas, sugerido ter um papel indireto na catálise e não é essencial nas condições de crescimento avaliadas. Também determinamos as eficiências catalíticas (Kcat / Km) de tipo selvagem recombinante (WT) e mutado versões de MsEPSPS (D61W, R134A, E321N). Nossos resultados sugerem que os esforços de desenvolvimento de drogas para a inibição de EPSPS podem ser ineficazes se os bacilos tiverem acesso a fontes externas de AroAAs no contexto de infecção, que devem ser avaliadas avançar. Na ausência de suplementação de AroAA, aroA de M. smegmatis é essencial. Sua essencialidade é dependente da atividade de MsEPSPS e MsEPSPS é vulnerável. Descobrimos que células de Mycobacterium smegmatis, um organismo modelo mais seguro e fácil de estudar do que as espécies de micobactérias causadoras de doenças, quando esgotadas de uma enzima da via do chiquimato, são auxotróficas para os três aminoácidos aromáticos ácidos (AroAAs) que servem como blocos de construção das proteínas celulares: L-triptofano, L-fenilalanina e L-tirosina. Essa suplementação apenas com AroAAs sendo suficiente para resgatar células viáveis ​​com a via do chiquimato inativada foi inesperada, uma vez que esta via produz um produto final, corismato, que é o composto inicial de vias essenciais diferentes daquelas que produzem AroAAs. A enzima empobrecida, a 5-enolpiruvilshikimato-3-fosfato sintase (EPSPS), catalisa a sexta etapa da via do chiquimato. O esgotamento desta enzima dentro das células foi realizado interrompendo ou silenciando o Gene aroA que codifica EPSPS. Finalmente, avaliamos a essencialidade de resíduos específicos de EPSPS que são importantes para sua atividade catalítica, determinada com experimentos de cinética enzimática usando mutantes EPSPS recombinantes.

Vinculação: PPGCM 

Publicado quando: dezembro de 2021

 

Título do artigo:  Ainda há um lugar para o corpo nas aulas de graduação do Ensino Superior?

Autoria: Derli Juliano Neuenfeldt, Rogério José Schuck, Adriano Edo Neuenfeldt, Raquel Cristina Michel, Isabel Pavan e Tania Micheline Miorando

Revista científica: XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte

Do que trata a pesquisa científica: o ano de 2020 foi marcado por um grande desafio sanitário de ordem global, a pandemia causada pela covid-19. Devido à elevada infectividade e mortalidade, as medidas sanitárias adotadas seguiram a linha da prevenção. Entre elas o distanciamento social, que acarretou no cancelamento das aulas presenciais em todos os níveis de ensino. Muitas universidades deram continuidade às aulas de forma virtualizada, utilizando Ambientes Virtuais de Aprendizagem, tais como: o moodle ou google classroom, e viabilizaram o ensino por meio de chats, fóruns, hipertextos ou aplicativos como o WhatsApp. Diante desse contexto, esta pesquisa tem por objetivo analisar percepções de estudantes da graduação sobre a modalidade presencial quanto ao lugar do corpo no ensino virtualizado síncrono experimentado em 2020. O presente estudo apresenta resultados que possibilitam repensar a forma de oferta do Ensino Superior presencial, assim como questionar os limites do que pode ou não ser ensinado de forma virtual. 

Vinculação: PPGEnsino 

Publicado quando: dezembro de 2021

 

Saiba mais sobre as publicações científicas 

Os periódicos científicos são espaços reservados à comunicação científica. É por meio deles que os estudos são divulgados e os conhecimentos técnicos, acadêmicos e científicos são postos à disposição da sociedade. Assim como os eventos científicos, são espaços formais de apreciação e crítica do trabalho de pesquisadores – o que permite à ciência evoluir por meio da construção colaborativa do conhecimento, que só é possível se as informações científicas circularem. 

As pesquisas científicas podem estar vinculadas a projetos de pesquisa, que seguem as diretrizes institucionais para produção do conhecimento científico, estando vinculadas aos Programas de Pós-Graduação – nesses espaços, em geral, ligadas ao trabalho dos pesquisadores docentes da Univates ou ao trabalho dos mestrandos e doutorandos –, ou também podem ser desenvolvidas nos cursos de graduação como requisito para obtenção dos títulos de bacharel, licenciado ou tecnólogo. 

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