Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Fundação Carolina divulga oportunidades de bolsas de estudo na Espanha

Postado as 27/01/2022 11:30:13

Por Lucas George Wendt

A Fundação Carolina publicou uma nova edição de sua convocatória de bolsas de estudos para o ano acadêmico 2022-2023, ou seja, tendo início no segundo semestre de 2022 e conclusão no primeiro semestre de 2023. Estudantes e professores da Universidade do Vale do Taquari - Univates podem se candidatar às oportunidades. 

A convocatória acontece até dia 15 de março de 2022, às 9h (no horário espanhol), para bolsas de pós-graduação e estudos institucionais. Já a convocatória para bolsas de doutorado, estadias curtas e programas de mobilidade para professores permanecerá aberta até 7 de abril de 2022. Para mais informações, acesse o site da Fundação Carolina

Na 22ª edição estão disponíveis cerca de 500 bolsas em todas as áreas de conhecimento, distribuídas nas seguintes modalidades: 236 bolsas de pós-graduação, 27 bolsas de mobilidade para professores e 121 bolsas de estudos institucionais, incluindo 120 renovações de bolsas de doutorado. A convocatória soma o total de 171 programas acadêmicos, dos quais 143 são de pós-graduação.

A convocatória se adéqua ao marco das Bolsas de Cooperação Espanhola, integradas pelas bolsas da Fundação Carolina e da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID). A oferta atende tanto aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 quanto à perspectiva da “tríplice transição” — digital, ecológica e social —, que desafia as sociedades a serem mais justas, sustentáveis e inclusivas.

As bolsas da Fundação Carolina enfatizam especialmente campos como a sustentabilidade urbana, a segurança alimentar, a saúde psicológica e os estudos de gênero. Além disso, a convocatória segue com os programas STEM, acrônimo formado pelas iniciais das palavras ciência, tecnologia, engenharia e matemática, em inglês, destinados particularmente às mulheres; e também relacionada aos bicentenários, dirigido a países da América Central. Também, continua apostando na importância dos estudos de doutorado para solidificar redes científicas de cooperação ibero-americana.

A convocatória mantém sua adequação na esfera dos 5 “P” da Agenda 2030: pessoas; planeta; prosperidade; paz e justiça; e instituições e alianças (parcerias). Respeitaram-se os critérios de qualidade e relevância dos programas das instituições acadêmicas para definir a oferta de formação, tendo em vista os desafios sociais no presente.

Logo ods