Professora Simone Stülp assume como secretária adjunta da SICT RS

Postado as 27/01/2022 13:40:46

Por Lucas George Wendt

A professora da Universidade do Vale do Taquari - Univates Simone Stülp tomou posse como nova secretária adjunta da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT) do Rio Grande do Sul em cerimônia realizada no espaço CAFF Coworking na última quarta-feira, 26, em Porto Alegre. O evento teve condução e participação do secretário Alsones Balestrin e contou com a presença do até então secretário adjunto, Ricardo Bastos, e de outras autoridades do ecossistema de inovação.

Abrindo o evento, o secretário Balestrin agradeceu e elogiou o trabalho dos que precederam a ele e à Simone na Secretaria, respectivamente Luis Lamb e Ricardo Bastos. Sobre Simone, lembrou que não teve dúvidas quanto à escolha, destacando a trajetória de sucesso da professora e sua indubitável competência. Na sequência, compartilhou a projeção dos investimentos da SICT para 2022.

Ricardo Bastos, que precedeu os cargos de secretário adjunto e diretor-geral da Sict, falou sobre os passos de sua trajetória pelo ecossistema de inovação do Estado. Bastos destacou a importância de a cultura da inovação ser incorporada. Com o trabalho da Secretaria, contou que teve as esperanças renovadas quanto às políticas públicas e explicou que seguirá atuando no ecossistema.

Da mesma forma, Simone Stülp, ao ser empossada no cargo de secretária adjunta, comentou que a cultura vigente no Estado é o que fará a diferença no trabalho desenvolvido pela Secretaria e demais órgãos. Em sua fala, agradeceu a todos que fizeram parte da sua caminhada até o momento, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.

Para encerrar o evento e simbolizando as boas-vindas da equipe da Secretaria à nova diretora-geral, Balestrin entregou astromélias roxas para Simone, flor que representa a amizade e cuja cor faz referência à inovação.

Sobre a secretária adjunta

Simone é graduada em Química Industrial e tem mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela UFSM; tem doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Ufrgs e pós-doutorado pela Unesp. Atuou como professora titular da Univates e foi pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Universidade, vinculada principalmente aos temas ligados à pesquisa e inovação tecnológica. Antes de ingressar no quadro da pasta, foi diretora de Inovação e Sustentabilidade e diretora administrativa do Tecnovates.

Gestão SICT 2022

Na quarta-feira da semana passada, 19, tomou posse também o secretário Alsones Balestrin, em cerimônia no Palácio Piratini com a presença do governador Eduardo Leite. Balestrin foi pró-reitor acadêmico da Unisinos e é um dos cofundadores da Aliança pela Inovação Ufrgs-PUCRS-Unisinos e do Pacto Alegre, acordo entre instituições de ensino, governo, iniciativa privada e sociedade para estimular o empreendedorismo colaborativo.

Logo ods