Univates e Prefeitura oferecerão o Laboratório de Alfabetização - Alfabeletrando a 500 alunos da rede municipal de Lajeado

Postado as 27/01/2022 13:50:36

Por Assessorias de Imprensa da Univates e da Prefeitura de Lajeado

Divulgação/Univates

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria da Educação (SED), está firmando uma parceria com a Universidade do Vale do Taquari - Univates para oferecer aulas no Laboratório de Alfabetização - Alfabeletrando no turno inverso da escola para 500 alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental que tiveram a aprendizagem prejudicada em razão da pandemia de covid-19. As aulas estão previstas para começar em abril. A assinatura oficial do convênio entre as instituições deve acontecer em fevereiro.

O modelo adotado em Lajeado será similar ao já desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Garibaldi, na Serra, que, ao longo de 2021, ofereceu aulas no Laboratório de Alfabetização a 140 estudantes. O Alfabeletrando é inspirado no projeto de extensão Alfab&Letrar, criado pela Univates para promover ações com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

“As dificuldades de leitura e escrita enfrentadas por alunos dos anos iniciais impactados pela pandemia representam uma realidade preocupante em muitos municípios. A necessidade de atender esses alunos de uma forma específica e pontual é uma demanda recorrente”, explica a coordenadora do projeto, professora doutora Grasiela Kieling Bublitz.

Divulgação/Prefeitura de Lajeado

“Lajeado está se antecipando nesse sentido, pois vai atender um número considerável de alunos com essas dificuldades, considerando características individuais, com base em diagnóstico realizado previamente. Os professores que atuarão no Laboratório serão capacitados e acompanhados pela equipe pedagógica da Univates e também por uma equipe de pesquisa, responsável por analisar o desempenho dos alunos durante o projeto”, complementa a docente.

A secretária da Educação de Lajeado, Adriana Vettorello, explica que, apesar da manutenção das aulas no formato on-line no período mais crítico da pandemia, muitos alunos apresentaram dificuldades na alfabetização, especialmente nos anos iniciais, etapa que demanda o atendimento presencial. No retorno presencial, que ocorreu em abril de 2020, cada escola realizou uma avaliação diagnóstica com os alunos das turmas do 1º ao 4º ano.

“Por meio da avaliação, identificamos que muitas crianças possuem defasagem na alfabetização. Diferentemente dos alunos maiores, as crianças dessa faixa etária sofreram mais com as aulas remotas, pois a alfabetização depende da interação direta entre professor e aluno para ser bem-sucedida”, explica Adriana. “Esse projeto vem para auxiliar essas crianças nesta etapa, que é tão fundamental, já que a partir dela são desenvolvidas outras habilidades, como ler e escrever, todas fundamentais para as crianças seguirem para as etapas seguintes”, detalha a secretária.

Neste primeiro momento, o projeto Alfabeletrando atenderá 500 estudantes de 2º ao 4º ano da rede municipal. As aulas serão ministradas por professores selecionados pela Univates e acontecerão duas vezes por semana no contraturno dos alunos, em espaços da própria escola (dependendo da estrutura) ou na Univates. Os professores contarão com o apoio de monitores, que acompanharão as crianças na chegada e no término das aulas.

Logo ods