Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Programa Ajudarinho concede mais duas bolsas de estudos

Postado as 27/01/2022 16:44:31

Por Lucas George Wendt

Lucas George Wendt

Na tarde desta quinta-feira, 27, duas novas estudantes assinaram o termo de adesão ao Programa Ajudarinho, iniciativa da Universidade do Vale do Taquari - Univates que, por meio da doação espontânea realizada pelas comunidades universitária e regional, possibilita o acesso de estudantes carentes ao Ensino Técnico e Superior na Instituição. 

Neste edital foram contempladas as estudantes Rayana Vargas Cardoso e Alícia Andina Plínio do Nascimento com bolsas de estudo para que as jovens cursem, respectivamente, o curso técnico em Serviços Jurídicos e o curso de bacharelado em Engenharia Civil na Univates. Elas iniciam os estudos neste semestre. Ambas aproveitaram a visita à Universidade para já realizar as matrículas nos respectivos cursos. 

"Todos nós temos uma história”, disse a reitora Evania Schneider, em sua fala no ato de assinatura realizado na Reitoria da Universidade, com a presença da comissão interna responsável por articular o Ajudarinho. “Cada um está nesta sala poderia contar a sua, e com certeza, todos temos momentos de superação. Quando vemos histórias como as de vocês, recordamos das nossas e torcemos muito para que vocês tenham sucesso”. 

Lucas George Wendt

“Não é a Univates que contribui, são as pessoas que trabalham na Univates e apoiam esta iniciativa. E o que é a Univates? As suas pessoas”, disse ainda a reitora, lembrando da doação voluntária de cerca de 200 pessoas que mantém o programa funcionando. Se dirigindo às estudantes, Evania disse que “essa é a possibilidade de concretizar um sonho e construir a história de vocês. Agarrem esta oportunidade com muito afinco”. 

Lembrando de sua própria trajetória, a reitora também destacou que são as duas, Rayana e Alícia, as maiores responsáveis pela caminhada que está iniciando. “Estamos auxiliando de alguma forma, financeiramente, mas vocês são as protagonistas. O que de fato faz a diferença é o que vocês farão a partir deste momento”, finalizou. 

Rayana Vargas Cardoso

Rayana tem 17 anos. Mora em Lajeado, mas é natural de Osório. É irmã de outra estudante contemplada no programa, Dandara Vargas Cardoso. Rayana espera poder cursar o curso técnico em Serviços Jurídicos para, no futuro, se matricular em Direito e desenvolver carreira na área.  “A bolsa do Ajudarinho é a realização de um sonho pra mim”. 

Alícia Andina Plínio do Nascimento

Alícia tem 18 anos, reside em Lajeado, mas nasceu em Pelotas. “Sempre me esforcei nos estudos e interesse em cursar o Ensino Superior, mas não tinha condições”.Ela vai cursar Engenharia Civil. “Minha família não chegou ao Ensino Médio, então estou muito contente de ter a oportunidade de cursar o Ensino Superior”. 

Saiba mais

O Ajudarinho foi criado em 2009, dentre as ações em comemoração aos 40 anos da Univates. Na época recebia o nome de Fundo 40. Desde então formou seis pessoas pela Instituição com bolsas de 80% na mensalidade, auxílio que se estende até a formatura. Os beneficiados são submetidos à reavaliação para analisar se os critérios continuam sendo atendidos. Também são verificadas as notas e faltas nas disciplinas.

Como ajudar

Atualmente em torno de 220 pessoas (funcionários, estagiários, diplomados e comunidade) contribuem financeiramente para o Ajudarinho. As adesões podem ser realizadas em univates.br/ajudarinho. Para cada público existe uma forma de adesão e o valor da contribuição é definido pelo doador.

Lucas George Wendt

Logo ods