Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates capacita monitores para a volta às aulas da Educação Infantil em Carlos Barbosa

Postado as 28/01/2022 13:52:31

Por Redação Univates e Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Carlos Barbosa

Divulgação


Na última quarta-feira, 26, em preparação para a volta às aulas da rede de ensino municipal em Carlos Barbosa, tiveram início oficinas de formação para monitores das escolas municipais de Educação Infantil. A atividade é organizada pela área de Assessoria Pedagógica Externa (APE) da Universidade do Vale do Taquari - Univates, no polo de educação a distância no município. No total, foram realizadas seis oficinas voltadas para o desenvolvimento infantil. 

A primeira oficina, “Vivências musicais”, com início às 7h30min, foi realizada na manhã da última quarta-feira, foi ministrada pela professora e assessora da APE Fabiana Hunecke e explorou o uso de instrumentos e recursos para desenvolver habilidades de escuta, ritmo e lateralidade das crianças por meio do movimento e da música. 

“Uma formação voltada especificamente aos monitores da Educação Infantil revela o quanto a Secretaria de Educação de Carlos Barbosa se preocupa com a parceria entre professor e monitor e com o trabalho colaborativo, cuja importância é fundamental para a qualidade da educação”, explica a coordenadora da APE e uma das ministrantes das atividades, professora Grasiela Kieling Bublitz.

Divulgação

Na sequência, no turno da tarde, foi realizada a oficina “A linguagem na Educação Infantil: os benefícios do desenvolvimento das habilidades metalinguísticas”, ministrada pela professora Grasiela Kieling Bublitz.

A programação seguiu ao longo da semana, sendo realizadas na quinta-feira, 27, as oficinas “Corporeidade na Educação Infantil”, ministrada pela professora Cristiane Schneider, uma das assessoras da APE, no turno da manhã; e “Abordagem étnico-racial na Educação”, ministrada no turno da tarde pela professora da Univates Márcia Volkmer.

Na sexta-feira, 28, no turno da manhã, foi realizada a oficina “Inclusão”, ministrada pela professora Tatiane Cavalcante Melo; e no turno da tarde, a oficina “Práticas em estimulação precoce”, ministrada pela professora Adriana de Paula Nunes. Tatiane e Adriana também atuam como assessoras da APE. 

Na segunda-feira, 31, nos turnos da manhã e da tarde, haverá a organização das escolas de Educação Infantil no município, na qual as equipes das escolas se reunirão, cada qual em sua instituição, para planejar a recepção dos alunos que iniciarão as atividades no dia 1º de fevereiro.

Atividades acontecem no polo da Univates em Carlos Barbosa

Atividades acontecem no polo da Univates em Carlos Barbosa

Divulgação

Logo ods