Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Trote Solidário 2022 beneficia 391 famílias de Lajeado com 1.922 quilos de alimentos

Postado as 06/04/2022 11:03:23

Por Lucas George Wendt

Divulgação/Prefeitura de Lajeado



A campanha Trote Solidário, iniciativa do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), por meio de seu Núcleo Acadêmico, resultou no repasse de 1.022 quilos de alimentos para a Prefeitura de Lajeado no mês de março. Quem recebeu os produtos foi a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social (SMDS), por meio de seu Setor de Segurança Alimentar, recém-criado. Estudantes do curso de Medicina da Universidade do Vale do Taquari - Univates, estiveram envolvidos na iniciativa.

O Trote Solidário acontece em todo o Estado por meio de uma parceria entre universidades, bancos de sangue e Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul. No município, a parceria é com o Rotary Club de Lajeado-Engenho e tem o objetivo de eliminar a violência nos trotes universitários e substituir o “trote sujo” por duas ações solidárias: a doação de sangue e a arrecadação de alimentos não-perecíveis e materiais de limpeza. 

Em Lajeado, a campanha aconteceu no sábado, dia 19/03, quando os acadêmicos do curso de Medicina da Univates arrecadaram 1.922 quilos de alimentos em diversos pontos da cidade. A ação ocorreu nos supermercados Imec do Centro e São Cristóvão, no estabelecimento da Rede Super da BR-386 e também no STR do Centro. O Rotary Club de Lajeado-Engenho auxiliou na campanha, realizando a abordagem, esclarecendo à comunidade o destino dos mantimentos e apoiando na logística. O recolhimento nos supermercados ficou sob responsabilidade da SMDS, assim como o acondicionamento dos alimentos até o momento da entrega.

Divulgação/Prefeitura de Lajeado

“É uma parceria que nos enche de orgulho. A Segurança Alimentar é um tema e um objetivo intersetorial, em que cada setor ligado a ela deve desenvolver ações para sua promoção, e na qual estes diferentes setores devem trabalhar de maneira interligada e articulada para potencializar suas ações”, diz a secretária titular da SMDS, Céci Maria Rodrigues Gerlach.

O que é a segurança alimentar

A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como bases as práticas alimentares promotoras da saúde e que respeitem a diversidade cultural, além de serem ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis. É importante que as políticas estratégicas sejam construídas e geridas por vários setores em conjunto. Conforme a assistente social do município, Fátima Luciane Machado, em março foi iniciado na SMDS a implementação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional, seguindo as diretrizes do SISAN - Sistema Nacional Alimentar e Nutricional do Ministério da Cidadania. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods