Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Mestrando surdo qualifica projeto de dissertação no PPGECE da Univates

Postado as 20/04/2022 10:16:45

Por Lucas George Wendt

O estudante cuiabense Ronan Guimarães Cardoso é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da Universidade do Vale do Taquari - Univates. No último dia 30 ele qualificou seu projeto de dissertação, tornando-se o primeiro estudante de pós-graduação surdo da Univates a qualificar um trabalho acadêmico. 

Até fevereiro de 2023 o mestrando terá concluído sua pesquisa. A apresentação do projeto foi realizada de maneira virtual, com o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras), e contou com a participação de uma banca avaliadora, processo usual na avaliação de trabalhos acadêmicos. 

Cardoso vai estudar, a partir de seu projeto, o ensino de frações para alunos surdos na perspectiva da etnomatemática. As professoras Marli Teresinha Quartieri e Daiane Kipper são as orientadoras acadêmicas do mestrando, que, a partir de agora, vai se dedicar a desenvolver a pesquisa, ampliando o conhecimento sobre o ensino de matemática para estudantes surdos. 

Divulgação/Univates

Marli explica que a maior parte do contato com Ronan foi virtual, com a mediação da docente Daiane, que é professora de Libras. No final de 2021 o estudante veio para Lajeado, por quase um mês, para focar na escrita do projeto, processo no qual foi acompanhado pelas professoras. 

“Como Ronan está cursando o PPGECE, que é um programa profissional, ele precisa fazer uma intervenção pedagógica. Então, fará sua intervenção com estudantes surdos, na perspectiva da etnomatemática, para investigar quais saberes são expressos por esses estudantes quando a eles são proporcionadas atividades vinculadas às frações e números decimais”, detalha Marli. 

A etnomatemática investiga os modos de pensar e fazer matemática considerando a cultura dos estudantes. Assim, Ronan estará contribuindo para os estudos sobre a cultura surda e a Matemática, bem como para as pesquisas da educação matemática, uma vez que são poucos os trabalhos realizados por professores surdos abordando o ensino de matemática para estudantes surdos.  

Divulgação/Univates

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods