Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Lucas George Wendt

Médicas diplomadas no curso de Medicina da Instituição atuam como preceptoras na Univates

Postado as 27/04/2022 11:12:40

Por Lucas George Wendt

Recentemente as médicas Thaísa Cardoso Fenalte e Isabela Borella da Silva, diplomadas no curso de Medicina da Universidade do Vale do Taquari - Univates, começaram a atuar como preceptoras na Instituição. As duas realizam atividades de supervisão e orientação de estudantes do curso nos estágios na área de Emergência na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h de Lajeado. 

Thaísa e Isabela são diplomadas da primeira turma do curso de Medicina, graduadas no final de 2019, e concluíram recentemente o Programa de Residência Médica em Clínica Médica, oferecido pela Univates em parceria com o Hospital Bruno Born (HBB). 

Divulgação/Acervo pessoal

Isabela Borella da Silva

Isabela tem 28 anos e é de Catanduvas, em Santa Catarina. Ela mora em Lajeado desde 2014, quando iniciou os estudos na Univates. “Neste cenário cabe a mim acompanhar os internos nos atendimentos por meio de discussão dos casos para optarem pela prescrição das melhores condutas para os pacientes, além de auxiliar e ensinar pequenos procedimentos que podem ser feitos na UPA”. 

Para ela, é empolgante se ver do outro lado, realizando orientação. “Há pouco tempo eu estava lá como estudante. Tudo é interessante, poder participar da formação dos alunos, a troca de conhecimento e experiências… Acredito que o aprendizado é mútuo”, revela. 

Isabela não descarta a possibilidade de, no futuro, seguir estudando e rumar para a docência na área da saúde. “A Univates faz parte da minha vida e principalmente da minha carreira. Vim para Lajeado sem conhecer nada nem ninguém. Fui tão bem acolhida e me identifiquei tanto com o lugar que, após acabar a faculdade, fiz residência médica em Clínica Médica pela Univates/HBB e sigo por aqui, trabalhando, agora contratada pela Univates. O tempo passou tão rápido e foram anos muito intensos”. 

Thaísa é de Lajeado e também tem 28 anos. Nas suas atividades, ela se concentra em discutir os casos de pacientes que os estudantes acompanham. “A ideia geral é demonstrar para os internos quais atividades podem ser desenvolvidas na UPA 24h, lugar em que atuam muitos médicos logo após a formação”, complementa. “Gosto de estar aqui. O mais interessante de estar com os alunos é a troca. Eu estive ali, no lugar deles, há pouco tempo. É interessante ver como o processo é pelo outro lado. Aprendemos constantemente e me sinto bem ao contribuir para a formação dos estudantes. Pretendo seguir nesta área. Gosto bastante de atuar como preceptora”. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods