Univates participa da ação Viva o Taquari-Antas Vivo

Postado as 27/04/2022 11:20:07

Por Lucas George Wendt

Divulgação/Univates

Cerca de 10 toneladas de lixo foram recolhidas na 15ª edição do Viva o Taquari-Antas Vivo, realizada no último sábado, 23, em municípios do Vale do Taquari. A Universidade do Vale do Taquari - Univates é uma das entidades envolvidas na ação, tendo participado por meio de diferentes setores, professores, estudantes e diplomados.

Representando a Universidade, cerca de 25 voluntários, principalmente vinculados aos cursos de Educação Física e Engenharia Ambiental, participaram de toda a ação, recolhendo os resíduos nas margens do rio Taquari, transportando, pesando e descartando o material.

Além da importância social e ambiental da ação, a participação extensionista dos estudantes permite que sejam ampliados os conhecimentos adquiridos em sala de aula e as atitudes na relação com o meio onde todos vivem.

Grande parte do resíduo total recolhido na ação veio de Estrela ‒ cerca de 8,4 mil kg ‒, município no qual a ação foi realizada nas ruas dos bairros que ficam às margens do rio e em áreas alagáveis. Em Lajeado foram recolhidos 1.094,2 kg de resíduos, em Roca Sales, 284 kg e em Cruzeiro do Sul, 55 kg.

A ação foi promovida pela Parceiros Voluntários, entidade vinculada à Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), e contou com a colaboração das prefeituras, indústrias, empresas e entidades, além dos voluntários. O professor Rafael Rodrigo Eckhardt representa a Univates na comissão organizadora da ação e realiza as articulações internas para viabilizar a participação da Universidade na atividade.

53 toneladas de lixo já recolhidas

A primeira mobilização do Viva o Taquari-Antas Vivo foi realizada em 2007. Nas 15 edições, mais de 6.870 voluntários recolheram cerca de 53 toneladas de lixo. Em razão da pandemia de covid-19, a programação não foi realizada em 2020. Em 2021 uma edição simbólica reuniu cerca de 100 voluntários, que recolheram 107 kg de lixo das margens e do leito do rio Taquari. Na última edição antes da pandemia, em 2019, 723 pessoas (+55% em relação a este ano) recolheram 3.600 kg (-166% em relação a 2022) de material que estava poluindo o rio e seu entorno.

Divulgação/Univates

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods-14