Cerca de 4,2 mil professores do RS e do MT participaram de formações com a APE da Univates entre 2021 e 2022

Postado as 28/04/2022 15:22:23

Por Lucas George Wendt

A Universidade do Vale do Taquari - Univates possui histórico de inserção nos municípios da região do Vale do Taquari por meio dos seus cursos de licenciatura em diferentes áreas – Letras, História, Pedagogia, Ciências Biológicas e Educação Física. Além da preocupação com a formação acadêmica, a Instituição procura estabelecer parcerias com a comunidade, a fim de promover o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida da população do Vale.

Da mesma forma se dá com relação às questões educacionais. Portanto, é também prerrogativa das ações da Univates oportunizar a disseminação do conhecimento para além do escopo do campus institucional, com o intuito de atender às demandas dos municípios, no sentido de qualificar o ensino em sua totalidade. Para isso, a Universidade dispõe de uma Assessoria Pedagógica Externa (APE), que tem como objetivo promover preparo continuado e qualificação aos docentes da educação básica.

Lucas George Wendt

Evento realizado em parceria com a Prefeitura de Marques de Souza em fevereiro de 2022

A atuação da APE não é restrita à região Sul. Com o intuito de beneficiar a comunidade em que  a Fundação Univates está inserida, as ações da Assessoria Pedagógica ocorrem, também, em Nova Mutum, no Mato Grosso, onde está localizado o Laboratório Unianálises, um polo de Educação a Distância (EAD) da Universidade e, futuramente, as atividades de uma nova Instituição de Ensino Superior. Em parceria com a prefeitura de Nova Mutum, são realizadas atividades voltadas aos professores da rede municipal de ensino, as quais têm continuidade ao longo de 2022.

Só na região do Vale do Taquari foram realizadas formações com professores de mais de 15 municípios nos últimos três anos. Entre 2021 e 2022, 4.292 professores do Vale do Taquari e Nova Mutum participaram das formações da Assessoria Pedagógica Externa - números que refletem parte do impacto da Univates na comunidade em que está inserida.

Cada área da rede de ensino municipal recebe cursos, totalizando carga horária de 54 horas para cada segmento: Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. As formações são voltadas às tecnologias, à alfabetização, à educação infantil e aos temas específicos dos anos finais.

São modalidades de assessorias da APE:

Cursos: discussões teórico-práticas, com carga horária mínima de 20 horas.

Oficinas: discussões teóricas e atividades práticas, com carga horária mínima de quatro horas, para no máximo 30 participantes.

Palestras: comunicações orais sobre temas específicos, com duração de duas horas.

Saiba mais

As programações são elaboradas por profissionais qualificados. São organizadas a partir de diagnóstico com a participação dos profissionais da própria escola ou da Secretaria de Educação da cidade, e com a utilização de metodologias e tecnologias educacionais flexíveis, tornando-as customizadas e voltadas diretamente ao atendimento das necessidades identificadas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7059 ou pelo e-mail ape@univates.br.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods