Unianálises inicia atividades em Nova Mutum

Postado as 11/05/2022 11:24:55

Por Natalia Nissen

O laboratório Unianálises, referência nacional em análises químicas, físico-químicas e biológicas, iniciou oficialmente suas atividades em Nova Mutum, no Mato Grosso, no dia 2 de maio. O prédio já havia sido inaugurado em outubro, mas a operacionalização ainda dependia da instalação de alguns equipamentos e de validações de metodologias e auditoria interna. O próximo passo é a obtenção da acreditação no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro e, posteriormente, o credenciamento no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA.

Por ora, o laboratório tem capacidade de receber mais de 100 mil amostras/ano e atender demandas de Controle de Qualidade de empresas produtoras de alimentos e rações, com análises de microbiologia, físico-química e nutrição animal. Além disso, também realiza análises de potabilidade de água e efluentes.

Elise Bozzetto

Investimento e estrutura

A filial do Unianálises está localizada no Parque Tecnológico de Nova Mutum, o Park Tech, na rodovia MT-235, no quilômetro zero. No total, já foram investidos R$ 19 milhões, sendo R$ 12 milhões custeados pela Prefeitura do município para a realização da obra civil. Já a Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social – Fundação Univates empregou R$ 7 milhões em equipamentos e mobiliário, além da mão de obra, capacitação e treinamento da equipe que atua no prédio.

Segundo Eduardo Luis Mulinari, gerente do Unianálises, atualmente o laboratório conta com 15 funcionários contratados para realizar atividades laboratoriais, além de uma equipe da Matriz, que atua em caráter temporário para dar suporte no início dos trabalhos. Após obter acreditação no Inmetro e no Mapa, a expectativa é que o quadro de colaboradores seja ampliado e, em cinco anos, atinja um número próximo a 100 funcionários.

“A filial em Nova Mutum busca atender a demanda das grandes indústrias produtoras de alimentos da região. Existe uma carência desse tipo de atendimento especializado, fazendo com que as empresas encaminhem suas amostras para outros estados, como São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul”, pontua Mulinari.

Saiba mais sobre o Unianálises

A matriz do Unianálises está localizada em Lajeado, no Rio Grande do Sul. Em 2022 completa 29 anos de atuação em serviços de amostragem, pesquisa e desenvolvimento de métodos analíticos em físico-química, microbiologia, qualidade do leite, microscopia/macroscopia e fármacos.

O Unianálises é acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE). Os laboratórios de Físico-Química, Microbiologia e Qualidade do Leite são credenciados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, sendo competentes para analisar amostras oriundas do controle oficial e programas específicos desse ministério. O Unianálises também tem cadastro na Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam) do Estado do Rio Grande do Sul, aplicável para serviços de ensaios e amostragem oferecidos em matrizes ambientais. Na área farmacêutica, é habilitado junto à Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde - REBLAS.

A próxima etapa da expansão inclui a entrega do novo prédio em Lajeado, no segundo semestre de 2022, com investimentos de aproximadamente R$ 25 milhões.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods