Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Divulgação/Univates

Exposições e oficinas sobre Mudanças climáticas são atrações no Museu da Univates

Postado as 31/05/2022 13:52:31

Por Lucas George Wendt

O Museu de Ciências Univates da Universidade do Vale do Taquari - Univates está inaugurando uma nova exposição sobre os efeitos das mudanças climáticas e seus impactos para a sociedade. Intitulada “Mudanças climáticas: carbono, ontem, hoje e amanhã!”, a mostra estará disponível até dezembro e foi aberta na última quarta-feira, dia 18, no Dia Internacional dos Museus. 

Além da exposição, também estão sendo oferecidas oficinas a partir de junho, em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, celebrado no próximo dia 5. Todas as atividades são gratuitas. As oficinas serão oferecidas ao longo do período da exposição.

As escolas e também os grupos interessados devem agendar as atividades, que consistem na visita guiada à sala de exposições do MCN e na participação em uma das oficinas, pelo telefone (51) 3714 7000, ramal 5505, ou pelo e-mail mcn@univates.br. O Museu está aberto a toda comunidade. Visitas de família ou individuais não necessitam de agendamento prévio. 

Divulgação/Univates

Saiba mais sobre as atividades 

“Exposição: Mudanças climáticas: carbono, ontem, hoje e amanhã!”

As alterações climáticas são o maior desafio que a humanidade enfrenta em sua história. O aumento das temperaturas é conhecido há décadas, e espera-se que continue a aumentar no médio prazo, sendo uma realidade a que toda a humanidade está sujeita. A quantidade atual de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera tem excedido o nível que o planeta é capaz de absorver. Sua intensidade pode, no entanto, ser limitada, para que os efeitos não sejam tão prejudiciais. Por meio de experiências comunicativas, o visitante da exposição é convidado a refletir sobre os impactos das mudanças climáticas e suas consequências, conscientizando-o e instigando-o a construir um futuro mais sustentável e uma vida na Terra mais equilibrada, por meio de alternativas que resultem em menos dióxido de carbono na atmosfera. 

Oficinas 

Bomba de Semente: o futuro em suas mãos

A atividade consiste na construção de bombas de sementes, que são uma opção para espalhar sementes, especialmente em solos pobres, e de uma maneira divertida e inteligente. Dessa forma, a oficina busca ainda sensibilizar as crianças sobre a importância da preservação e do aumento de áreas verdes, estimulando a participação ativa neste processo. A oficina é destinada aos alunos do 2o ao 5o ano do Ensino Fundamental.

Mudanças Climáticas: uma ameaça à vida

A oficina aborda conceitos gerais sobre as mudanças climáticas globais e quais são as principais causas e consequências que o aquecimento acarreta para a vida do planeta, trazendo conceitos sobre as medidas mitigadoras, a fim de instigar os ouvintes a levar um estilo de vida mais sustentável, tendo um cuidado maior com o meio ambiente. A atividade promove momentos de socialização dos conhecimentos adquiridos por meio de um jogo de cartas. Esta oficina é destinada aos alunos do 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Divulgação/Univates

Divulgação/Univates

Divulgação/Univates

Divulgação/Univates

Divulgação/Univates

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods