Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Single do músico Thiago Ramil recebe identidade visual elaborada em evento do curso de Design da Univates

Postado as 01/06/2022 15:32:57

Por Lucas George Wendt

Foto geral do evento

Divulgação-Univates

Realizado na última sexta-feira, 27, o Morcegão do Design, promovido pelo Diretório Acadêmico e pela coordenação do curso de Design da Universidade do Vale do Taquari - Univates, reuniu estudantes durante toda a madrugada para desenvolver um produto para um cliente real. 

Renata Lohmann

Apresentação de Ramil

Apresentação de Ramil

 

 

Na edição de 2022 o cliente foi o indicado ao Grammy Latino de 2019, o músico Thiago Ramil, que é sobrinho dos irmãos Kleiton, Kledir e Vitor Ramil. O artista realizou um pocket show surpresa para os estudantes no espaço do Share Student Living, parceiro do evento, e passou a madrugada com as equipes, fornecendo informações para o briefing e participando de produções fotográficas conforme a orientação de cada uma das equipes.

Renata Lohmann

Participaram do evento quatro grupos formados por cerca de dez estudantes, em sua maioria do curso de Design, mas com integrantes também dos cursos de graduação em Publicidade e Propaganda e em Jornalismo, além do curso Técnico em Publicidade. Diplomados e convidados também estiveram presentes. O Morcegão, que chega a sua 3ª edição, é um evento no qual os estudantes passam a noite produzindo um material de identidade e linguagem visual para um artista convidado. 

A atividade envolve direção de arte, produção fotográfica e, principalmente, a interpretação do briefing de um produto artístico e todas as suas subjetividades. 

Na manhã do dia 28 de maio foram apresentados os trabalhos de três equipes ‒ uma das equipes optou por não apresentar ‒, que foram julgados pelo publicitário e gestor de marcas Pedro Carlessi, pelo músico e artista visual Alessandro Cenci e pela estudante de Publicidade e representante do Share Student Living, Rafaela Iochims, além do próprio músico. A equipe vencedora foi a The Inevitables, composta pelos estudantes de Design Tainá Luisa da Silva, Mateus Alan Scheibel, Adriano Saraiva Lampert, Gabriel Cainan Basso e Manuela Faleiro Kirchheim e pelos ex-alunos João Pedro Sonaglio Pin, Jéssica Cardoso Pereira e Nicole dos Santos Ravasio. 

Outra surpresa do evento foi o show de abertura realizado pelo coordenador do curso de Design, professor Rodrigo Brod, que foi apresentado inicialmente como o artista-cliente do evento para gerar ainda mais suspense entre os participantes, antes da apresentação do músico Thiago Ramil.

Divulgação-Univates

Foto parte do material desenvolvido pela equipe vencedora

Opinião do cliente

Ramil assegura que receber o convite da equipe da Univates foi incrível. “Fiquei muito feliz. Uma das grandes motivações do fazer artístico é ver produções inspirando outras, perceber o quanto isso influencia e estimula outros artistas em seus trabalhos. As propostas vieram muito sensíveis ao que eu propus. Foi um presente dos estudantes para mim”, detalha. 

Para o músico, a proposta do Morcegão é muito bem articulada. “Todos os trabalhos apresentados foram muito criativos. Foi difícil escolher a proposta vencedora, justamente pela qualidade de todas. A direção de arte do projeto escolhido foi de uma qualidade conceitual muito boa. Eu divulguei o material nas minhas redes sociais e recebi muitos retornos positivos de outros artistas. A interpretação da minha canção por essa equipe foi muito sensível”. 

O novo single será lançado entre agosto e setembro de 2022, com a identidade visual da equipe vencedora. “O pessoal tem competência e qualidade por ter entregue esses trabalhos após uma madrugada de muitas atividades”, completa Ramil. 

O que diz a equipe vencedora 

O estudante do curso de Design Mateus Alan Scheibel é integrante da equipe cuja proposta foi escolhida. “Envolver-me em uma atividade como o Morcegão amplia minha visão de aluno para todas as áreas contempladas pelo Design. É um ambiente de aprendizado em que nós criamos as regras e podemos testar a organização, gestão de tempo e liderança de cada integrante”, observa o jovem. “O principal fruto do Morcegão é, sem dúvidas, a rede de contatos desenvolvida ali. Como é permitido que participem diplomados e alunos de outros cursos, o ‘networking’ é constante entre os membros da equipe, jurados e até mesmo com o cliente”, avalia.

Divulgação/Acervo pessoal

Mateus Alan Scheibel

Mateus Alan Scheibel




O estudante também diz que o Morcegão funciona como espaço de experimentação. “Podemos pôr em prática nossos pontos fortes, mas também trabalhar áreas ainda não dominadas ou não exploradas dentro do curso. Alguns participantes são ótimos em trabalhos manuais e entram de cabeça nos processos que envolvem pinturas e desenhos. Outros são mestres da criação de materiais digitais, desenvolvendo a identidade visual e mockups em 3D surreais. Vale destacar que é uma ótima oportunidade para trabalharmos com um cliente real, que torna ainda mais prazerosas situações como prazos apertados e o trabalho em equipe”. 

Mateus acredita que a chave para alcançar um bom resultado foi a conexão que toda a equipe tinha. “Todos confiavam muito no trabalho um do outro, mesmo não se conhecendo em profundidade, e ninguém teve receio de expor suas ideias para encontrarmos o melhor caminho criativo. Nós concordamos que, por mais que a proposta do cliente envolvesse inúmeras interpretações e fosse bastante poética, queríamos um projeto tangível e que o artista pudesse enxergar seu trabalho também de uma forma comercial”. 

Marcelo Julio dos Santos Betti e Laura Thomas Horn

Divulgação/Acervo pessoal

Oportunidade de participar organizando o evento 

Os estudantes Marcelo Julio dos Santos Betti e Laura Thomas Horn participaram do evento como organizadores, já que integram o Diretório Acadêmico do curso de Design. 

Para Betti, “além de ter a experiência da organização, conseguimos ampliar nossa rede de contatos, dialogando diretamente com alunos de outros cursos, funcionários da Instituição, empresas e comunidade em geral. Temos também a liberdade para realizar eventos dos quais gostaríamos de participar, podendo mostrar todo o potencial do curso, na visão de um estudante para o outro”. 

O acadêmico acredita que eventos como o Morcegão proporcionam aos estudantes uma forma de vivenciar experiências reais na área de atuação. “É a oportunidade perfeita para colocar em prática o que aprendemos durante o curso, atendendo um cliente real, sem medo de arriscar. Além disso, é um momento de descontração e interação entre os estudantes fora da sala de aula”. 

Laura afirma que gosta de se envolver em atividades de liderança. “Ter a oportunidade de propor eventos para nosso curso é realizador para mim. Além de estar sempre por dentro de atividades e acontecimentos da área, ampliamos muito nossa rede de contatos, tanto com os alunos e professores do curso quanto com palestrantes e empresas, podendo criar parcerias para nossas atividades, elevando o nível do potencial do nosso curso e até incentivando outros diretórios acadêmicos a fazerem o mesmo”, descreve. “Para nós é muito importante ter esse contato com os alunos, com o corpo acadêmico, tanto do nosso curso quanto de outras áreas, e com a Universidade, que sempre nos incentiva a propor novas atividades”.

Renata Lohmann

Conheça o trabalho de Ramil

Thiago é um jovem compositor gaúcho que lançou seu primeiro disco, “Leve Embora” (2015), contemplado pelo edital Natura Musical. Com seu trabalho de estreia, foi indicado ao 17º Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum Pop em Língua Portuguesa e recebeu três indicações ao Prêmio Açorianos, sendo premiado nas categorias de Melhor Intérprete em gênero Pop e Artista Revelação. Em agosto de 2018 lançou seu segundo álbum, “Em Frente”, com o qual foi premiado no Açorianos de Música na categoria Melhor Compositor Pop. 

Ramil está no seu terceiro álbum, que reúne quatro EPs, os quais têm produtores musicais diferentes. O título do trabalho é a soma dos títulos dos EPs, conforme sua ordem de lançamento: O sol marca; O andar do tempo; E a imensidão do universo; Todo dia. Como músico, Thiago já produziu diversas trilhas para espetáculos de dança, tendo recebido diversos prêmios de trilha sonora. Ele também integra o projeto Casa Ramil, que reúne os músicos Kleiton, Kledir, Vitor, Ian, Gutcha, Thiago e João Ramil.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods