Univates participa do projeto do novo TeutoPark, em Teutônia

Postado as 07/07/2022 14:45:57

Por Lucas George Wendt

O novo projeto do TeutoPark foi apresentado aos vereadores de Teutônia no dia 28 de junho. A apresentação foi conduzida pelo secretário de Planejamento e Mobilidade Urbana do município, Pablo Chrestani. O novo projeto institui diretrizes para ocupação do local e define o padrão arquitetônico para as edificações que serão construídas nos lotes.

O levantamento foi feito pela Universidade do Vale do Taquari - Univates, a pedido do município. A partir disso, a Instituição apresentou um estudo volumétrico das edificações a serem construídas nos lotes comercializados pela Prefeitura de Teutônia à iniciativa privada no TeutoPark. Conforme o secretário, o estudo foi feito pois havia dúvidas sobre o melhor direcionamento para o espaço.

O responsável na Univates pela coordenação do projeto foi o professor Augusto Alves, por meio do curso de Arquitetura e Urbanismo e do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Semeia Emau), contando com a arquiteta egressa do curso Joseane Ludwig para o desenvolvimento do estudo. A professora Luciana Turatti também contribuiu prestando assessoria nas questões legais.

Prefeitura de Teutônia

A vice-prefeita de Teutônia, Aline Röhrig Kohl, destaca que a necessidade de um estudo e de uma padronização se deu pensando no turismo. “Para agregar como ponto turístico, ter uma padronização para chamar a atenção turística e, também, para clarear para os investidores que querem ter um retorno”, considera.

“Com o desenvolvimento do estudo, a Univates busca contribuir para as demandas dos municípios a sua volta, tendo em vista que sua missão é gerar e mediar o conhecimento técnico-científico, considerando as necessidades da região”, detalha o professor Augusto Alves. “A Instituição tem dentre suas finalidades contribuir para a solução de problemas regionais de natureza tecnológica e econômica, cooperando no processo de desenvolvimento dos diferentes setores. O curso de Arquitetura e Urbanismo tem se empenhado muito nesse sentido, atendendo a demandas de diversas naturezas por meio do seu Escritório Modelo”.

O estudo sugere uma forma de ocupação dos lotes que garanta a unidade formal do conjunto. Também apresenta uma sugestão de padrão arquitetônico para as edificações que serão construídas no local. Para tanto, foram traçadas diretrizes específicas para a ocupação dos lotes, por meio do estabelecimento de índices urbanísticos específicos para essa área, diferentes do zoneamento contido no Plano Diretor vigente.

A área terá os lotes destinados à instalação de estabelecimentos comerciais voltados à gastronomia, como restaurantes, cafés, lancherias, padarias, sorveterias, choperias e similares, estando vetados outros tipos de uso.

Prefeitura de Teutônia

A empresa beneficiária terá o prazo de 18 meses para a execução da infraestrutura necessária sobre o imóvel arrematado para o início das atividades, devendo ser observadas as disposições da Lei Municipal 2.583/2006, que estabelece o Código de Edificação do Município de Teutônia e suas alterações.

De acordo com o estudo, o padrão arquitetônico das edificações deverá considerar as seguintes condições: fachada permeável voltada para a via peatonal do parque, com tratamento e acabamento compatíveis com a arquitetura comercial da cidade. A publicidade deverá ficar restrita ao plano da fachada, sem uso de elementos que avancem sobre ela ou a excedam nas laterais.

Será proibido o uso de divisórias ou elementos fixos que separem as edificações ou dificultem a livre circulação entre a fachada e a via peatonal dentro do recuo frontal.

Fica estabelecido o uso obrigatório de marquise na fachada da edificação, que avance 1,5 m sobre o recuo obrigatório e na altura mínima de 2,80 m em relação ao nível do passeio. A manutenção das infraestruturas como bancos, luminárias e passeios junto às edificações ficará a cargo dos proprietários.

Após apresentação oficial aos vereadores, o Executivo encaminhará projeto de lei à Casa Legislativa para apreciação na próxima sessão.

Três dos oito lotes disponíveis no TeutoPark já foram vendidos em leilão anterior. Conforme o secretário de Planejamento e Mobilidade Urbana, os projetos dos investidores foram analisados e estão de acordo com os padrões sugeridos no novo estudo.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods