Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Univates titula a primeira mestra

Postado as 19/07/2022 13:38:18

Por Lucas George Wendt

Divulgação/Acervo pessoal



O Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM) da Universidade do Vale do Taquari - Univates iniciou suas atividades em agosto de 2020. Às vésperas de completar dois anos de atuação ele titula como mestra Caroline Dalla Lasta Frigeri, a primeira discente a apresentar sua dissertação para a obtenção do título. O estudo foi orientado pela professora doutora Verônica Contini e coorientado pelo professor doutor André Anjos da Silva. A banca aconteceu no último dia 13. 

A pesquisa da agora mestra é sobre mutações somáticas em melanoma, um tipo de câncer de pele que se origina nos melanócitos e é considerado grave devido ao seu alto potencial de disseminação. Particularmente, a região Sul do Brasil apresenta a maior incidência dessa neoplasia, quando comparada às demais regiões do País. 

Divulgação/Acervo pessoal

A presença de genes de risco de melanoma hereditário é um componente importante no surgimento da doença. Cerca de 45% dos casos de melanoma maligno hereditário são atribuídos à herança de uma mutação em um gene de alta penetrância. Acredita-se que os demais casos possam ter associação com genes de menor penetrância, como as variantes germinativas nos genes BRCA1/BRCA2. Porém, o papel de variantes patogênicas somáticas nessa neoplasia permanece incerto.

O estudo 

A pesquisa que rendeu a Caroline a obtenção do título de mestra teve por objetivo avaliar a presença de duas mutações específicas em amostras tumorais de pacientes operados no Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado, no período de 2015 a 2020, com idade inferior a 40 anos ou com histórico familiar de neoplasias. Foram incluídas amostras de 30 pacientes. Um terço dos pacientes tinha histórico familiar de câncer de mama, neoplasia que tem uma relação bem definida com mutações nos genes BRCA1 e BRCA2. Foram realizadas a extração de DNA tumoral e a análise das mutações 5382insC/rs80357906 (BRCA1) e 6174delT/rs80359550 (BRCA2). O estudo, no momento, aguarda a publicação em um periódico científico. 

Oportunidade de qualificação 

“O melanoma é uma doença pela qual sempre tive muito interesse e que trato com frequência no consultório”, afirma Caroline. “Sempre pensei em fazer uma nova qualificação na área médica, porém a falta de uma pós-graduação na região do Vale do Taquari foi um fator limitante. Há muitos anos iniciei as aulas para o mestrado em  uma universidade de Porto Alegre, no entanto a distância e os compromissos profissionais me impediram de prosseguir os estudos. Quando a Univates lançou o PPGCM tive a certeza de que era o momento de concretizar esse projeto, aliando a qualidade de ensino da Instituição a um cronograma ao qual pude adequar meu trabalho”, explica. “Sou docente do curso de Medicina da Univates, e a qualificação é muito importante na área acadêmica. Além de ampliar o conhecimento, estimula a reflexão teórica e a pesquisa, ferramentas essenciais para um bom professor”, descreve.  

“Completar o mestrado representa o sucesso na realização de um projeto antigo. É uma sensação de alívio e de superação. Alívio pois esse processo exige muita dedicação, e a finalização com êxito é sempre uma expectativa. Superação porque realizar a pesquisa científica no decorrer da pandemia foi, sem dúvida, desafiador. Sinto-me muito feliz por fazer parte deste momento da história da Univates”, comemora Caroline. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods