Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Elise Bozzetto

Univates celebra os cinco anos da transformação em Universidade do Vale do Taquari

Postado as 25/07/2022 17:11:50

Por Lucas George Wendt e Natalia Nissen

Histórico para o Vale do Taquari. Esse foi o dia 26 de julho de 2017, quando foi publicada no Diário Oficial da União a transformação do Centro Universitário Univates em Universidade do Vale do Taquari - Univates

O Vale do Taquari, que há 55 anos uniu forças para trazer o Ensino Superior à região para qualificar e desenvolver pessoas, colheu naquela ocasião ‒ e segue colhendo ‒ um fruto importante de um trabalho coletivo: uma universidade comunitária atenta às demandas de sua região, porém com os olhos voltados para o mundo. 

Desde então, a Instituição segue desenvolvendo ações fundamentadas na disseminação do conhecimento técnico-científico e na expansão da Universidade como agente de transformação social.

Evania Schneider, professora e reitora da Univates, lembra que, ao longo de mais de cinco décadas, a Instituição passou por diferentes denominações, como Faculdades, Unidade Integrada Vale do Taquari de Ensino Superior e Centro Universitário. A jornada foi permeada por desafios e conquistas que fortalecem não apenas a Universidade, mas toda a comunidade regional. 

Lucas George Wendt

Há cinco anos nos tornamos Universidade. Uma Universidade que investe no conhecimento científico, na pesquisa e na formação de profissionais que, juntos, constroem o desenvolvimento das nossas comunidades. Somos professores, estudantes e pesquisadores. E juntos sempre seremos mais fortes.
Evania Schneider, reitora da Univates.

Elise Bozzetto

Para Ney José Lazzari, presidente da Fundação Univates e ex-reitor da Univates, a Universidade tem o potencial de transformar a vida das pessoas e os ambientes em que vivem. Nesse sentido, a Univates sempre atuou com transparência e responsabilidade social, valorizando as vivências do coletivo, a cultura e a história. 

“O resultado não poderia ser diferente. Uma Instituição reconhecida pelo comprometimento com a educação, com a qualidade do ensino e com a inovação nos mais diversos cenários”, explica Lazzari.

Momentos que marcam os cinco anos de Universidade

2017 - Univates passa a oferecer cursos na modalidade a distância, contando com polos EAD em diversas cidades do Rio Grande do Sul.

2018 - Univates adere à Rede ODS Universidades Brasil e passa a integrar uma iniciativa de instituições acadêmicas e de pesquisa que, por meio de atuação articulada e coordenada, contribui para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil.

2019 - Univates celebra os 50 anos de Ensino Superior no Vale do Taquari e também é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) como a melhor Universidade privada do Sul do Brasil no conceito graduação.

2020 - Eduardo Kobra, um dos mais reconhecidos muralistas da atualidade, transforma a fachada do Prédio 1 e cria ilustração com três importantes personalidades da educação: Clarice Lispector, Darcy Ribeiro e Paulo Freire.

Ainda em 2020, a Univates participa do grupo de enfrentamento ao coronavírus em Lajeado e lança os serviços na área da saúde.

A Universidade lança o Aula+, uma proposta curricular inovadora para os cursos de graduação presenciais.

2021 - Univates é reconhecida com o melhor conceito de graduação do Brasil entre as universidades privadas e conquista outras duas importantes distinções: 1º lugar em infraestrutura no Ranking Universidades Empreendedoras no País, realizado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), e universidade mais sustentável do Sul do Brasil, segundo o ranking Green Metric, elaborado pela Universidade da Indonésia (UI).

2022 - Univates concede o primeiro título de professor emérito de sua história a Roque Bersch, por suas contribuições ao Ensino Superior no Vale do Taquari.

Elise Bozzetto

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods