Elise Bozzetto

Univates celebra os cinco anos da transformação em Universidade do Vale do Taquari

Postado as 25/07/2022 17:11:50

Por Lucas George Wendt e Natalia Nissen

Histórico para o Vale do Taquari. Esse foi o dia 26 de julho de 2017, quando foi publicada no Diário Oficial da União a transformação do Centro Universitário Univates em Universidade do Vale do Taquari - Univates

O Vale do Taquari, que há 55 anos uniu forças para trazer o Ensino Superior à região para qualificar e desenvolver pessoas, colheu naquela ocasião ‒ e segue colhendo ‒ um fruto importante de um trabalho coletivo: uma universidade comunitária atenta às demandas de sua região, porém com os olhos voltados para o mundo.

Desde então, a Instituição segue desenvolvendo ações fundamentadas na disseminação do conhecimento técnico-científico e na expansão da Universidade como agente de transformação social.

Evania Schneider, professora e reitora da Univates, lembra que, ao longo de mais de cinco décadas, a Instituição passou por diferentes denominações, como Faculdades, Unidade Integrada Vale do Taquari de Ensino Superior e Centro Universitário. A jornada foi permeada por desafios e conquistas que fortalecem não apenas a Universidade, mas toda a comunidade regional.

Lucas George Wendt

Há cinco anos nos tornamos Universidade. Uma Universidade que investe no conhecimento científico, na pesquisa e na formação de profissionais que, juntos, constroem o desenvolvimento das nossas comunidades. Somos professores, estudantes e pesquisadores. E juntos sempre seremos mais fortes.
Evania Schneider, reitora da Univates.

Elise Bozzetto

Para Ney José Lazzari, presidente da Fundação Univates e ex-reitor da Univates, a Universidade tem o potencial de transformar a vida das pessoas e os ambientes em que vivem. Nesse sentido, a Univates sempre atuou com transparência e responsabilidade social, valorizando as vivências do coletivo, a cultura e a história.

“O resultado não poderia ser diferente. Uma Instituição reconhecida pelo comprometimento com a educação, com a qualidade do ensino e com a inovação nos mais diversos cenários”, explica Lazzari.

Momentos que marcam os cinco anos de Universidade

2017 - Univates passa a oferecer cursos na modalidade a distância, contando com polos EAD em diversas cidades do Rio Grande do Sul.

2018 - Univates adere à Rede ODS Universidades Brasil e passa a integrar uma iniciativa de instituições acadêmicas e de pesquisa que, por meio de atuação articulada e coordenada, contribui para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil.

2019 - Univates celebra os 50 anos de Ensino Superior no Vale do Taquari e também é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) como a melhor Universidade privada do Sul do Brasil no conceito graduação.

2020 - Eduardo Kobra, um dos mais reconhecidos muralistas da atualidade, transforma a fachada do Prédio 1 e cria ilustração com três importantes personalidades da educação: Clarice Lispector, Darcy Ribeiro e Paulo Freire.

Ainda em 2020, a Univates participa do grupo de enfrentamento ao coronavírus em Lajeado e lança os serviços na área da saúde.

A Universidade lança o Aula+, uma proposta curricular inovadora para os cursos de graduação presenciais.

2021 - Univates é reconhecida com o melhor conceito de graduação do Brasil entre as universidades privadas e conquista outras duas importantes distinções: 1º lugar em infraestrutura no Ranking Universidades Empreendedoras no País, realizado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), e universidade mais sustentável do Sul do Brasil, segundo o ranking Green Metric, elaborado pela Universidade da Indonésia (UI).

2022 - Univates concede o primeiro título de professor emérito de sua história a Roque Bersch, por suas contribuições ao Ensino Superior no Vale do Taquari.

Elise Bozzetto

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods