Univates lança edital com mais de 50 vagas para intercâmbio

Postado as 28/07/2022 08:20:35

Por Natalia Nissen

Realizar um intercâmbio acadêmico oportuniza vivências únicas em uma cultura diferente. Além do aprendizado em uma universidade internacional, o estudante pode conhecer pessoas de diversos lugares do mundo e viver novas experiências em um ambiente totalmente novo.

Estudantes dos cursos de graduação presenciais e a distância da Universidade do Vale do Taquari - Univates que sonham em estudar fora do País já podem se programar para o processo seletivo para mobilidade acadêmica internacional em 2023A. As vagas estão distribuídas entre instituições da Alemanha, Argentina, Bélgica, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Inglaterra, Itália, Letônia, México, Noruega, Polônia, Portugal, Suécia, Suíça e Uruguai.

Algumas instituições oferecem bolsas para cursar as disciplinas do curso em que o estudante estiver matriculado durante o semestre e outras ainda contam com algum tipo de bolsa-auxílio, como recursos financeiros, moradia ou alimentação. O edital com todas as informações sobre vagas e o processo seletivo pode ser conferido neste link, também disponível na página univates.br/editais.

Acervo Pessoal

Mainara Poletto

“Hoje sou uma pessoa totalmente diferente por ter feito intercâmbio”

Mainara Poletto, 24, recentemente concluiu as disciplinas do curso de Direito e, na próxima semana, realizará a tão esperada formatura. Foi durante a graduação, no primeiro semestre de 2020, que ela teve a oportunidade de estudar na Universidade do Porto, em Portugal. Ela conta que o intercâmbio não era exatamente um sonho, mas a vontade de viver a experiência surgiu quando começou a trabalhar em um escritório de advocacia que realiza os trâmites para obtenção da nacionalidade portuguesa e ao ver um de seus amigos indo para outro país estudar.

“Cheguei em Portugal no início de fevereiro. As aulas já tinham começado, o que me fez ficar um pouco perdida. Logo depois veio a pandemia. Fechou tudo, ficamos impossibilitados de sair, e posso dizer que foram vários os momentos em que pensei em voltar para casa. Mas eu não voltei, e foi a melhor escolha que fiz na minha vida”, lembra.

Mainara afirma que, mesmo com as restrições da pandemia, pôde viajar e conhecer muitos lugares. “O intercâmbio é um momento mágico, cheio de aprendizado. Não só de conhecimento acadêmico, mas conhecimento de vida. A gente cresce muito como pessoa.

É uma experiência sem igual para quem quer conhecer um pouco mais do mundo, viver outras culturas e se descobrir. Hoje sou uma pessoa totalmente diferente por ter feito intercâmbio”.

Inscrições

As inscrições para a mobilidade acadêmica internacional podem ser feitas a partir da próxima segunda-feira, 1º, até o dia 15 de agosto, no sistema de inscrições da Univates. Para participar do processo seletivo, o estudante deve estar matriculado em curso de graduação ou de tecnologia da Univates e ter cursado, preferencialmente, de 20% a 80,99% da carga horária total do curso. Algumas vagas exigem comprovação de proficiência.

O resultado, com a lista dos candidatos selecionados, será publicado até o dia 30 de agosto, na página de editais da Univates. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7019 ou pelo e-mail internacional@univates.br.

Logo ods