Plenária do Codevat aborda atualização do Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional

Postado as 29/07/2022 13:41:12

Por Redação Univates/ Codevat

A Universidade do Vale do Taquari - Univates e o Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) realizaram uma Plenária Regional de Abertura para dar continuidade à segunda etapa do processo de atualização do Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional (PED) 2015-2030. O encontro virtual ocorreu na quarta-feira, 27, e contou com a participação de aproximadamente 30 lideranças.

Os consultores Tiago Guerra e Roberto Wickert apresentaram a metodologia e o cronograma de atualização e explicaram aos participantes como será realizado o preenchimento do relatório da situação atual e dos resultados alcançados pelos projetos definidos no Plano.

Para a finalização da etapa, ainda ocorrerão entrevistas com lideranças, avaliação dos projetos e análise de dados. A atualização para o modelo 2022-2030 deve ser concluída até dezembro deste ano. Ao final da quarta etapa de trabalho, o PED deverá ser apresentado para a comunidade regional.

Cintia Agostini, vice-presidente do Codevat, destaca que um dos principais objetivos do Conselho de Desenvolvimento é promover o debate sobre o planejamento da região. “No PED elaborado em 2015 produzimos um documento robusto, com uma análise qualificada, com visão, missão e princípios que são norteadores do que a gente faz. Nosso grande desafio agora é olhar para aquilo que definimos em 2015, que eram projetos estratégicos, e avaliar se houve avanço, se fechamos ciclos ou se ainda precisamos dar início”, explica.

“É o momento de avaliar o que foi realizado ou não e avançar. A participação de cada ator de desenvolvimento local é fundamental. O olhar coletivo e participativo é o que de fato permitirá que a gente avance”, afirma o consultor Tiago Guerra.

A atualização do PED é necessária para que ele possa ser um instrumento efetivo na orientação, tanto para as ações do poder público quanto para a iniciativa privada e do terceiro setor, com o objetivo de alavancar o desenvolvimento regional sustentável.

O PED 2015-2030 do Vale do Taquari tem 86 projetos elencados e a sua atualização envolve cinco etapas: elaboração de um plano de trabalho aprofundado; apresentação do relatório da situação atual e dos resultados alcançados; elaboração do diagnóstico e do relatório de avaliação atualizados; apresentação de propostas atualizadas e do modelo de gestão do plano para o período 2022-2030; e apresentação do plano estratégico consolidado.

Reprodução

Logo ods