Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

PPGAD da Univates oferece disciplina ministrada inteiramente em espanhol

Postado as 04/08/2022 10:58:08

Por Lucas George Wendt

Lucas George Wendt


O componente curricular Medio Ambiente y Derechos Humanos, do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Universidade do Vale do Taquari - Univates, foi ministrado integralmente em espanhol no mês de julho de 2022. Ministrado pelas professoras doutoras Iraida Gimenez, da Espanha, e Luciana Turatti, o componente curricular é o primeiro da Universidade nos Programas de Pós-Graduação a ser oferecido integralmente em uma língua estrangeira.

Divulgação/Acervo pessoal

A disciplina se propôs a discutir conteúdos contemporâneos relacionados aos problemas ambientais e sua articulação com os direitos humanos, a partir de questões transversais como justiça ambiental, políticas públicas ambientais, direitos da natureza e direitos das gerações futuras. 

Gimenez faz parte das pesquisas do professor Álvaro Sanchez Bravo, da Universidade de Sevilha, com quem Turatti tem parceria de longa data. A oferta em conjunto desse componente curricular oportuniza a troca de experiências entre os alunos do PPGAD e professores da Espanha. 

 Para a professora Luciana, a oferta de uma disciplina nesse formato amplia o horizonte das leituras dos estudantes, uma vez que os textos utilizados nas aulas estão somente em espanhol. “Também oportuniza uma aproximação com a realidade de outros países, pois as aulas abordaram temáticas relacionadas ao  cenário de conflitos e soluções ambientais no contexto internacional”. 

Atividades como essa geram interações que resultam na possibilidade de intercâmbios para períodos de estudo e desenvolvimento das dissertações e teses fora Brasil, como já ocorreu no semestre 2022A com a discente do PPGAD Andrea Almeida Barros. Novas ofertas de disciplinas nesse formato estão previstas. 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods