Labrinque da Univates é contemplado com recursos do Fundo Social Filantrópico da Sicredi Integração RS/MG

Postado as 08/08/2022 11:28:25

Por Lucas George Wendt e Natalia Nissen

Leila Franz - Divulgação

Grasiela Kieling Bublitz e Cristiani Reimers

O Labrinque - Laboratório de Experimentação e Brinquedoteca da Universidade do Vale do Taquari - Univates foi um dos projetos na área de educação contemplados com recursos do Fundo Social Filantrópico da Sicredi Integração RS/MG. No total, foram distribuídos mais de R$ 940 mil para iniciativas voltadas à educação, saúde e segurança desenvolvidas por 112 entidades na área de atuação das agências vinculadas à cooperativa.

Segundo a professora Grasiela Kieling Bublitz, uma das idealizadoras do Labrinque, o valor destinado à Univates será utilizado especialmente para a aquisição de recursos tecnológicos para equipar o Laboratório. “Esse material beneficiará professores e alunos da região por meio de oficinas e formações”, complementa. A compra dos materiais será feita após a aprovação do plano de trabalho proposto pela equipe da Univates.

A entrega simbólica do Fundo Social Filantrópico foi realizada na última terça-feira, 2, no Centro Administrativo da cooperativa de Lajeado. Durante a cerimônia, Adilson Metz, presidente da Sicredi Integração RS/MG, afirmou que o propósito da cooperativa é, com a união de esforços, construir uma sociedade mais próspera. O Fundo Social é uma forma de ajudar quem mais precisa e melhorar as condições de vida da população. “Todos já devem ter reparado nas propagandas a frase ‘no Sicredi o seu dinheiro rende um mundo melhor’. Com essa ação temos um exemplo prático disso”.

Onde o lúdico faz parte da formação

Ketlin da Fonseca de Siqueira, 23, é estudante do curso de Psicologia e bolsista de Extensão do projeto Pensamento Nômade. Em uma das oficinas do projeto, precisou de objetos do Labrinque, então Brinquedoteca, para desenvolver uma série de atividades com crianças e adolescentes atendidos em três centros da Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Slan).

A estudante conta que usou apito, caixa surpresa, bola, óculos, corda, lápis de cor, bambolês e giz para realizar uma dinâmica que tem como objetivo exercitar o espírito de equipe, desenvolver a atenção e a concentração, exercitar os movimentos corporais e estimular a compreensão de pontos de vista diferentes do próprio.

Acervo Pessoal

São necessários vários materiais para realizar as oficinas do projeto, então poder contar com este recurso que a Univates oferece é muito importante
Ketlin da Fonseca de Siqueira