Tuane Eggers

Cinco projetos da Univates recebem verba do Edital TechFuturo 2022

Postado as 10/08/2022 10:06:09

Por Lucas George Wendt

A Universidade do Vale do Taquari - Univates teve cinco projetos contemplados no Edital Sict 003/2022 - TechFuturo, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) do Rio Grande do Sul. Além do valor recebido, a Univates também fará aportes financeiros como contrapartida, assim como as empresas envolvidas nos projetos de pesquisa.

O valor é referente a um edital aberto em março de 2022, destinado às universidades, Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs), empresas e startups gaúchas, que tem como objetivo prospectar projetos de pesquisa que apresentem tecnologias que estarão presentes na produção de bens, produtos e serviços nos próximos 50 anos no Estado, com vistas ao diferencial competitivo de mercado para o RS.

Conheça os projetos aprovados

Elise Bozzetto

Desenvolvimento de biopeptídeos com atividade biológica a partir do aproveitamento do soro de queijo para a produção de suplementos nutracêuticos

Empresa parceira: Laboratório Ruschel Ltda.

Valor solicitado: R$ 699.999,22

Coordenação: Profª Dra. Claucia Fernanda Volken de Souza

O objetivo do projeto é obter hidrolisados proteicos em pó a partir do soro de queijo bovino in natura, contendo peptídeos com bioatividade antimicrobiana, antioxidante, anti-hipertensiva e antienvelhecimento e aminoácidos de cadeia ramificada: leucina, isoleucina e valina, na forma livre para aplicação como insumos na produção de suplementos nutracêuticos.

Ana Amélia Ritt

Bioprodutos para o controle biológico de ácaros hematófagos na cadeia avícola gaúcha

Empresa parceira: Solar Comércio e Agroindustria Ltda. - Naturovos

Valor solicitado: R$ 518.040,04

Coordenação: Prof. Dr. Noeli Juarez Ferla

O propósito do projeto é implementar um modelo de produção em escala comercial de ácaros predadores como agentes biológicos, a serem empregados no controle de populações de ácaros hematófagos da cadeia avícola gaúcha.

Nicole Morás

Diagnóstico de patógenos e controle de ácaros ectoparasitos na avicultura

Empresa parceira: Solar Comércio e Agroindustria Ltda. - Naturovos

Valor solicitado: R$ 580.633,29

Coordenação: Prof. Dr. Guilherme Liberato da Silva

A pesquisa tem como intenção diagnosticar os microrganismos patogênicos presentes no ácaro Dermanyssus gallinae e avaliar, com o uso de biomoléculas, estratégias de controle sobre esse ectoparasito.

Tuane Eggers

Obtenção de biopesticida a partir da árvore do cinamomo utilizando CO2  supercrítico para controle do ácaro rajado

Empresa parceira: Launer Química Ltda.

Valor solicitado: R$ 699.995,48

Coordenação: Prof. Dr. Gustavo Reisdörfer

Os objetivos do projeto são desenvolver o processo de extração de óleo das folhas e frutos da árvore Melia azedarach Linn (cinamomo) utilizando CO2 supercrítico e avaliar o efeito do encapsulamento por spray dryer na preservação e liberação controlada do princípio ativo do biopesticida, ou seja, da azadiractina.

Lucas George Wendt

Desenvolvimento de um bioherbicida a partir de extratos de Ilex paraguariensis A.St.-Hil. (Aquifoliaceae)

Empresa parceira: Ervateira Putinguense Ltda.

Valor solicitado: R$ 633.066,89

Coordenação: Profª Dra. Elisete Maria de Freitas

O projeto tem como objetivo avaliar a viabilidade para o desenvolvimento de um herbicida natural com extratos aquosos de folhas, frutos verdes ou frutos maduros de Ilex paraguariensis como alternativa ao uso de agrotóxicos.

Para o professor Carlos Cândido da Silva Cyrne, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Univates, o investimento público em pesquisas e em infraestrutura para pesquisas na Universidade é o reconhecimento dos atributos positivos desse tipo de atividade realizada na Instituição. “É o reconhecimento da qualidade dos projetos e dos pesquisadores da Univates. Estamos amadurecendo com o passar do tempo e nos tornando cada vez mais aptos a construir novos conhecimentos, inovações que causem impacto positivo na sociedade”, comenta.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods