Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Tuane Eggers

Pesquisadora do PPGAD tem projeto selecionado pelo programa Doutor Empreendedor, da Fapergs

Postado as 12/08/2022 14:40:02

Por Redação Univates

O projeto “Desenvolvimento de um bioproduto contendo o ácaro predador Amblyseius tamatavensis para o controle de mosca-branca (Bemisia tabaci)” foi uma das pesquisas selecionadas pelo edital do programa Doutor Empreendedor, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS). A pesquisa é desenvolvida pela pós-doutoranda Rita Tatiane Leão da Silva no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Universidade do Vale do Taquari - Univates.

Rita explica que o objetivo da pesquisa é desenvolver um produto biotecnológico composto por um ácaro predador para ser empregado no controle da mosca-branca (Bemisia tabaci). Nesse cenário, o projeto segue uma tendência do mercado, visto que o uso de agentes de controle biológico em substituição aos agroquímicos está em expansão no campo e impulsiona o crescimento do mercado de produtos biológicos no País. 

O projeto tem como tutor acadêmico o doutor Noeli Juarez Ferla, docente da Univates e bolsista de produtividade do CNPq, que atua na área de acarologia. O trabalho é realizado por meio da startup fundada por Rita ‒ AgControl Soluções Biológicas ‒, pré-incubada na Incubadora Tecnológica da Univates (Inovates). Ao ser contemplada pelo edital do programa Doutor Empreendedor, a startup terá acesso a recursos para realização da pesquisa, apoio com consultoria especializada, treinamento e acompanhamento pelo Sebrae/RS.

Acervo Pessoal

Rita é pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Univates

Rita é pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Univates

Conforme a pesquisadora, com a estrutura do Laboratório de Acarologia (Labacari) da Univates e da Inovates, é possível transformar o conhecimento adquirido com a pesquisa em produtos. “Conto com a estrutura física e intelectual desses parceiros, facilitando a consolidação das pesquisas e dos projetos desenvolvidos. Transformar o conhecimento adquirido no decorrer do mestrado e do doutorado em controle biológico aplicado em um produto é muito gratificante, ainda mais auxiliando a sociedade e o meio ambiente”, afirma a doutora.

Em 2021 a AgControl já havia sido selecionada como empresa parceira no edital TechFuturo, da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) do Rio Grande do Sul, quando, além dos recursos financeiros, contou com a aprovação de duas bolsas DTI 1 (Desenvolvimento Tecnológico Industrial). Em 2022 a empresa foi contemplada com o edital do Programa Centelha e agora com os recursos do Doutor Empreendedor, com projetos que visam ao uso de agentes de controle biológico em substituição aos agroquímicos convencionalmente utilizados na agricultura.

Saiba mais sobre o Doutor Empreendedor

O programa tem como objetivo fomentar projetos de pesquisa e desenvolvimento de produtos (bens e serviços) ou de processos inovadores, realizados por doutores com o apoio de instituições científicas, tecnológicas e de inovação, públicas ou privadas, sem fins lucrativos, que transformem ideias inovadoras em empreendimentos potencialmente sustentáveis, levando o conhecimento e as tecnologias geradas nas universidades e centros de pesquisa para o mercado, e que resultem na criação ou no fortalecimento de empresas de base tecnológica.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods